8 motivos incríveis para morar perto do trabalho

6 minutos para ler

Na correria do dia a dia, em que cada minuto conta, qualidade de vida está diretamente ligada à otimização do tempo. Assim, gastar preciosos minutos, ou até mesmo horas para chegar ao emprego, prejudica bastante a nossa rotina. Afinal, são momentos que poderiam ser melhor aproveitados em outras atividades.

Sabe qual é a solução do problema? Morar perto do trabalho! Conheça, agora, 8 razões excelentes para tomar essa decisão!

1. Economizar com transporte

Um dos benefícios de morar perto do trabalho é reduzir despesas com a locomoção entre sua casa e a empresa. Para contabilizar, basta pensar nos gastos que você tem ao usar o seu carro todos os dias. Atualmente, o prejuízo se torna ainda maior devido às constantes altas nos preços dos combustíveis.

E não para por aí! Se considerarmos, também, as despesas decorrentes das possíveis quebras do veículo submetido ao trânsito, o risco das multas e dos pontos na carteira de habilitação, veremos claramente que estar a poucos quilômetros do emprego ajuda — e muito — a diminuir custos com transporte.

2. Aumentar a produtividade no trabalho

Ter sua residência localizada nos arredores do endereço do trabalho lhe dará um gás a mais para encarar o que vier pela frente. Então, será mais fácil empregar vitalidade e bom humor às tarefas cotidianas.

Levando em conta que você não precisará fazer um grande deslocamento, dá para sair de casa sem tanta pressa. Sendo assim, sua produtividade e as chances de a sua carreira decolar se multiplicam.

Caso contrário, o desafio de chegar ao destino no horário traz sérias consequências. Entre elas, estresse, esgotamento físico e mental: fantasmas que rondam quem vive correndo contra o relógio.

3. Melhorar os hábitos alimentares

A proximidade entre o trabalho e onde se mora permite cultivar hábitos alimentares mais saudáveis. Isso porque estar em casa no horário do almoço facilita colocar no cardápio pratos personalizados, feitos na medida do seu gosto e necessidade nutricional.

Trocar o almoço fora pela comida caseira também ajuda a manter o orçamento enxuto, já que constantes idas ao restaurante pesam consideravelmente no bolso. Quer dizer, é possível unir duas coisas ótimas: comer melhor e fazer sobrar uma boa quantia no fim do mês.

Vale ressaltar, ainda, que dar aquela paradinha no meio do dia é bom para recarregar as energias e prosseguir os afazeres com disposição redobrada.

4. Ter tempo para ir à academia

Mais um motivo que leva cada vez mais gente a buscar morar perto do trabalho é ganhar tempo para ocupar com exercícios. Trocar o trânsito pela academia é para lá de vantajoso. Os resultados imediatos incluem bem-estar, melhoria do condicionamento físico e grandes doses de entusiasmo.

Com o tempo, outros benefícios somam-se a esses — a conquista da longevidade é um dos principais. Estar com pessoas que compartilham o mesmo objetivo, em um ambiente estimulante, contribui também para elevar o nível de satisfação com a rotina.

5. Investir na vida em família

Deixar para trás a canseira dos longos e demorados trajetos da hora de ir ao trabalho propicia maior condição para estar com quem você ama. Especialmente para quem se casou há pouco tempo, essa vantagem tem caráter todo especial. Afinal, depois de subir ao altar é importante estreitar ao máximo os vínculos e a intimidade com o cônjuge.

Acontece que se o dia a dia não abre espaço para esses cuidados, pode haver distanciamento na relação. Logo, apostar em medidas que evitem tal situação equivale a investir no sucesso do casamento e na felicidade a dois.

6. Dedicar atenção ao lar

Como você vai sair mais tarde para o trabalho e chegar de lá cedo, terá mais tempo para se dedicar aos assuntos domésticos. Com essa vantagem que a localização privilegiada da sua casa lhe proporciona, é possível receber a pessoa responsável pela limpeza e acompanhar serviços de manutenção do lar, por exemplo, na maior tranquilidade.

Você pode, inclusive, assumir cuidados com plantas ou realizar o sonho de ter um pet, pois não vai faltar tempo para cuidar deles. Convenhamos que essas possibilidades estão fora de cogitação quando é preciso madrugar para chegar ao trabalho e só voltar tão tarde que mal dá para tratar de si.

7. Realizar novos projetos

Sabe aquele plano que só está dependendo da sua disponibilidade para sair da gaveta? Ter os horários menos apertados, em razão de morar perto do trabalho, pode ser o empurrãozinho que faltava para dar partida nele.

Aí você encaixa o curso de idioma, a graduação universitária ou uma pós para deslanchar de vez a vida profissional. Se o seu momento pede atividade mais relaxante, como aprender artesanato, fazer meditação ou simplesmente assistir aos seriados favoritos, não tem erro: ficar mais em casa vai ser sua tão esperada chance.

8. Cuidar mais de você

Muitas vezes, ocupar grande parte do dia com a ida e volta para o trabalho consome tanta energia que até abala a vontade de se cuidar. Com a motivação em baixa, a tendência é deixar para depois aquele tapa no visual e no guarda-roupa, as visitas rotineiras ao médico, entre outras atividades.

Essa realidade prejudica a aparência e gera riscos para a saúde física e mental — é meio caminho andado para a instalação de um quadro depressivo. Acredite: todos esses males podem ser evitados a partir da sua decisão de morar perto do trabalho e, assim, não entrar em uma autêntica roda viva.

Você se convenceu de que é vantajoso morar perto do trabalho? Ótimo! Agora saiba que é importante escolher com toda cautela o endereço do seu futuro lar. Informe-se sobre a segurança do local — os vizinhos podem ajudar nessa questão — e procure conhecer os acessos para o bairro, bem como se eles servem ao deslocamento para os seus destinos diários.

Para apoiar as suas escolhas, também é fundamental encontrar a imobiliária certa. Ela está capacitada a lhe guiar ao imóvel de acordo com suas necessidades e expectativas, orientar acerca de financiamento e tudo o mais que você precisa para concluir com êxito essa importante aquisição!

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas conheçam os benefícios de morar perto do trabalho!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.