Animais de estimação para apartamento: quais as melhores opções?

4 minutos para ler

Pensando em ter um pet? Saiba que a ideia de trazer animais de estimação para apartamento é excelente para quem quer companhia em casa ou nos afazeres diários.

Alguns condomínios proíbem pets, porém, a não ser que eles utilizem as áreas comuns do empreendimento, é direito do condômino ter um bichinho dentro dos limites do seu imóvel.

Mesmo assim, na hora de escolher o pet, é preciso analisar cuidadosamente um tipo que combine com seu apartamento e com sua personalidade. Confira em nosso texto boas opções de animais para se criar dentro de casa!

Entenda seu perfil e seu espaço

Analise sua rotina. Se você fica em casa somente à noite e nos fins de semana, talvez seja melhor optar por um pet mais independente e que não fique muito ansioso dentro de quatro paredes. Agora, se você tem horários mais flexíveis, pode escolher um tipo que demande mais atenção.

Em seguida, avalie o espaço que você tem disponível em seu lar. Se você mora em um apartamento compacto, pense em bichinhos pequenos que fiquem tranquilos mesmo presos. Se há uma área externa, como uma varanda ou terraço, talvez seja possível trazer um animal de porte maior.

Veja as melhores opções de animais de estimação para apartamento

Cães

Se você quase não fica em casa durante o dia, mas gosta bastante de ter um animal de companhia durante seus passeios ou para estar do seu lado enquanto você lê um livro, opte pelo Maltês, Yorkshire, Shitzu ou Lhasa Apso. São cães de porte pequeno, calmos e muito companheiros.

Caso você tenha mais espaço, boas opções são o Schnauzer, West Highland Terrier ou Pastor de Shetland. Os dois últimos gostam bastante da natureza, então, se você gosta de uma caminhada no parque, talvez sejam a melhor companhia. Agora, se dispõe de muita área livre, pode considerar cães de grande porte, como Labrador, Golden Retriever e Akita.

Lembre-se de treiná-los para que não incomodem os vizinhos. Evite passear nas partes comuns (a não ser no espaço pet), mantenha-os sempre com coleira e opte pelo elevador de serviço.

Gatos

Se você fica muito tempo fora de casa e não é muito esportivo, o gato pode ser seu companheiro ideal. Gatos podem ser muito carinhosos e mais caseiros que cachorros. Algumas raças são mais dóceis, como Persa, Siamês ou Sphynx (que não tem pelos).

Dão pouco trabalho, já que exigem menos banhos, tosas e passeios, mas podem ser bagunceiros. São naturalmente curiosos e gostam de lugares altos, portanto, instale redes nas janelas e mantenha objetos de valor ou frágeis em armários fechados.

Roedores

Quem prefere animais menores ou mora em espaços reduzidos pode optar por roedores simpáticos que ficam tranquilos em gaiolas, apesar de gostarem de sair para brincar quando os donos estão por perto.

O hamster é o menor deles e costuma ser quieto e muito inteligente. O porquinho-da-índia já é um pouco maior e mais carinhoso, assim como o coelho. A chinchila é uma interessante mistura de ratinho e coelho, conhecida por ser silenciosa, introvertida e limpa.

Furões

Os furões também podem viver em gaiolas, mas adoram sair para brincar com os donos. São muito curiosos e gostam de se enfiar em buracos, gavetas e armários, o que exige que as coisas fiquem bem fechadas.

São simpáticos, brincalhões e exigem poucos cuidados, mas não costumam ser fáceis de encontrar por preços acessíveis.

Pássaros

Os pássaros também são animais muito inteligentes que gostam de truques e do contato humano. Papagaio, Cacatua e Calopsita são exemplos muito amigáveis e que não costumam dar muito trabalho, já que são limpos e comportados.

É ideal para esse tipo de animal ter um espaço não muito confinado, para que possam se movimentar e respirar ar puro.

Agora que mostramos vários tipos de pets e como avaliar o ideal para você, basta analisar seu perfil e o do seu imóvel para tomar uma decisão. Lembre-se de que, seja qual for sua escolha, é imprescindível cuidar e treinar seu bichinho para que ele não incomode os vizinhos com barulho ou sujeira.

Nosso texto lhe ajudou a aprender mais sobre animais de estimação para apartamento? Então compartilhe-o nas redes sociais e divida nossas dicas com seus amigos e familiares.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.