Bairros de Belo Horizonte: como escolher o ideal para morar?

6 minutos para ler

Escolher um bairro na capital de Minas Gerais para viver é algo de grande importância, afinal, você passará vários anos neste lugar. Por isso, podemos dizer que essa decisão exige atenção em vários aspectos, como segurança, lazer, comércio local, vizinhança e a acessibilidade.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos como escolher o melhor local para morar, abordaremos os principais bairros de Belo Horizonte e forneceremos dicas que ajudarão você a encontrar uma casa de acordo com as suas preferências. Acompanhe!

Como escolher o melhor bairro para morar em BH?

Na escolha do bairro ideal para viver em Belo Horizonte, é importante levar alguns fatores em consideração. Entre eles estão a segurança da região, a presença (ou não) de comércio e a infraestrutura. Entenda mais!

Segurança

Sem dúvida, trata-se de um dos fatores mais importantes no momento de escolher uma casa, ainda mais se considerarmos a alta violência nas cidades. Agora, você deve estar se perguntando: como avaliar se um bairro é seguro ou não? Você pode considerar alguns aspectos para responder a essa pergunta:

  • frequência das rondas da Polícia Militar;
  • presença de delegacia da Polícia Civil no bairro;
  • número de câmeras de segurança pública ou particular;
  • presença de iluminação pública;
  • índices de violência como homicídios, assaltos, roubos e arrombamentos.

Comércio local

A presença de comércio na região facilitará bastante a sua vida. Não será necessário gastar muito tempo, por exemplo, para fazer compras no supermercado, procurar por presente para família, comprar remédios, comparecer aos bancos etc.

Infraestrutura

Prefira áreas que contam com ruas asfaltadas e bem iluminadas, calçadas conservadas e coleta de lixo eficiente. Verifique, também, se o sistema de transporte público opera na região. Quanto maior o número de linhas de ônibus disponíveis, melhor. Não deixe de avaliar se o saneamento e o abastecimento de água são satisfatórios e se há rede de distribuição de gás instalada.

Vale ressaltar, ainda, que locais com grandes áreas verdes têm uma melhor qualidade do ar. Por isso, veja como é a arborização no bairro e se as árvores são podadas e bem cuidadas. O ideal é que todas as praças e jardins sejam limpos e estejam em bom estado de conservação.

Quais são os melhores bairros de Belo Horizonte?

As principais regiões de BH atendem as principais características de um local ideal, de modo que os apartamentos contam com uma localização privilegiada. Morando nesses bairros você ficará mais próximo do trabalho, terá fácil acesso ao transporte público e estará próximo de supermercados, farmácias, padarias e bancos.

Na sequência deste artigo forneceremos algumas sugestões de bairros na capital mineira. Confira!

Savassi

Atualmente, não dá para falar nos bairros de Belo Horizonte sem mencionar a Savassi, localizada na região centro-sul do município. A região fica próxima ao centro da cidade e tem uma localização privilegiada.

Seu grande diferencial são as opções de lazer, com destaque para a vida noturna agitada. O bairro conta com vários restaurantes, shoppings e pubs que fornecem boas opções de entretenimento.

Vale destacar, ainda, que o comércio é forte e conta com muitas lojas e empresas, inclusive algumas multinacionais.

Funcionários

Trata-se de um dos bairros mais nobres de Belo Horizonte. A região é um dos polos das atividades artísticas, comerciais, financeiras e públicas da cidade, além de contar com vários imóveis de alto padrão e com uma ótima localização central. Portanto, caso opte por esse bairro você provavelmente terá mais opções de transporte para o trabalho.

O bairro ainda oferece muitas relíquias da arquitetura, como os museus da Casa Fiat de cultura e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O Funcionários também é um polo de gastronomia e conta com uma estrutura completa de supermercados, escolas, restaurantes, hospitais e espaços verdes.

Pampulha

O bairro se situa na região norte e é cenário dos principais cartões-postais da cidade, como a Lagoa da Pampulha. É nele que se encontra, também, um dos principais estádios de futebol do país: o Mineirão.

Trata-se de uma localidade com mais áreas verdes e é uma ótima opção para quem gosta de ficar mais afastado do agito da cidade. Além disso, por ser terreno de várias faculdades e universidades (como a UFMG e a UEMG), é o bairro ideal para estudantes.

Planalto

Esse bairro também está localizado na região norte de BH e está entre uma das melhores regiões para se viver. Conta com rica estrutura comercial e oferece diversas opções de lazer, como os clubes Vila Olímpica e o Labareda.

Como encontrar a casa ideal de acordo com a localização?

Além de escolher o bairro cuidadosamente, é necessário ficar atento em relação às condições particulares locais. O conhecimento da vizinhança e a análise da rotina nos arredores são pontos importantes.

Abaixo, daremos algumas dicas de como conhecer melhor cada região. Confira!

Analisar a rotina

A rotina dos arredores é o primeiro ponto a ser pensado. Nessa etapa, é importante considerar como será o deslocamento entre a nova residência e o trabalho. Veja, também, como é o trânsito nos horários que você sai e volta para casa.

Analise, ainda, se a região atende às suas necessidades de vida social. Caso goste de baladas e de estar próximo às opções culturais, a região central é mais indicada.

Conhecer a vizinhança

A melhor forma de conhecer as particularidades nos arredores é conversando com os moradores: eles saberão informar quais são os pontos positivos e negativos. Outra dica fundamental é visitar o local em dias e horários diversos. Algumas regiões têm características diferentes durante o dia, em relação às apresentadas durante o período noturno (ou nos finais de semana).

Como você pôde ver, não é tão simples escolher o local ideal para morar. Trata-se de uma das decisões mais importantes da sua vida e, por isso, é necessário levar vários fatores em consideração. Agora é hora de definir suas prioridades e, em seguida, ficará mais fácil escolher um entre os bairros de Belo Horizonte para ser a sua moradia.

As dicas foram úteis? Aproveite para conhecer o bairro Santa Mônica, considerado um dos bairros mais charmosos da cidade.

Posts relacionados

3 thoughts on “Bairros de Belo Horizonte: como escolher o ideal para morar?

    1. Ficamos muito felizes com o seu comentário Jefferson, estamos sempre tentando melhorar para trazer conteúdos relevantes e interessantes para nossos leitores.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.