Casa ou apartamento: saiba o que levar em consideração para escolher

7 minutos para ler

O momento de adquirir um imóvel é sempre cercado de dúvidas. Uma das maiores é decidir entre casa ou apartamento como melhor opção para a família. Essa decisão pode parecer difícil, mas basta entender o que deve ser analisado e quais as vantagens de cada um para garantir uma escolha acertada.

As necessidades e as preferências de uma família devem ser analisadas juntamente ao que de melhor cada tipo de imóvel oferece. Enquanto uma casa apresenta maior área, um apartamento pode ser mais seguro. E agora?

Quer garantir uma escolha sem arrependimentos e mais adequada ao que você procura? Confira nosso post e descubra se casa ou apartamento é melhor para você!

As vantagens de uma casa

Mais espaço

Sabe aquele sonho de reservar um cômodo para escritório e de ter um quintal para seu cachorro? Com uma casa é mais fácil de realizar.

As construções das casas são mais amplas e, em geral, apresentam mais cômodos que um apartamento. Dessa forma, é possível transformar os ambientes para que eles atendam às suas necessidades. Você pode criar uma brinquedoteca para as crianças, uma sala de TV e tudo o que sua imaginação permitir.

Os espaços externos também são uma grande vantagem. Uma casa com churrasqueira, por exemplo, permite que você faça refeições prazerosas entre familiares e amigos.

Quintais são ótimos para momentos ao ar livre e para o cultivo de plantas.

Mais privacidade

Quando você opta por morar em uma casa, pode garantir que terá a privacidade intocada. Essa sensação de liberdade é muito importante para algumas pessoas, já que elas não precisam se submeter a regras do prédio ou do condomínio.

O morador de uma casa também não será obrigado a cruzar com os vizinhos a todo momento, como acontece nas áreas internas de um edifício.

É muito comum que moradores de prédios se queixem das conversas dos vizinhos e até da forma como as informações circulam nesses ambientes.

Mais investimento

Morar em uma casa tira a responsabilidade da taxa de condomínio cobrada mensalmente nos apartamentos. Dessa forma, é possível você investir esse dinheiro na sua própria casa, optando por melhorias, reformas e pequenos ajustes que sejam necessários.

De fato, a casa tem um valor de manutenção maior do que de um apartamento. Esse gasto, no entanto, deve ser visto como investimento, já que tudo poderá ser recuperado caso você precise revender o imóvel.

Mais saúde

A liberdade e a possibilidade de viver em um contato maior com a natureza são extremamente benéficos à saúde dos moradores. Mas não é só nesses aspectos que uma casa contribui com a mente e com o corpo.

As casas são mais arejadas que os apartamentos, pois recebem maior incidência de luz solar. Essa claridade diminui as chances de os moradores adquirirem problemas respiratórios. A ventilação constante também evita que apareçam fungos nas paredes.

As vantagens de um apartamento

Mais segurança

Não podemos negar: uma das maiores vantagens de morar em um apartamento é a segurança que ele oferece aos moradores. A proteção acontece desde a entrada no prédio e impacta no dia a dia.

Portões eletrônicos, portaria 24 horas, controle de acesso e câmeras de segurança são os recursos mais indicados para grandes cidades. O alto índice de criminalidade deixa as pessoas com medo e um apartamento pode ajudar a amenizar esse clima de tensão.

Os prédios também inibem a invasão e a ação de criminosos, que pensam duas vezes antes de entrar em um edifício para cometer delitos.

Mais conveniência

A taxa mensal cobrada por prédios e condomínios facilita muito a vida dos moradores. Basta pagá-la e não ter que se preocupar com reformas, manutenção do jardim e reparos no telhado, por exemplo. Toda negociação é feita pelo síndico e pela administradora do prédio, ou seja, você pode ficar tranquilo.

As áreas comuns também são muito vantajosas para os moradores, que muitas vezes dispõem de salão de festas, churrasqueiras, piscinas e áreas gourmet. Dar entrada em um apartamento garante tudo isso, sem que você seja o único responsável pelos gastos.

Mais economia

Em geral, o valor de compra de um apartamento é menor do que uma casa de metragem semelhante. Mas não é só desse fator que vem a economia.

Apartamentos exigem menos manutenção do que uma casa, que fica mais exposta e vulnerável a estragos.

O espaço mais limitado também faz com que você economize na hora de equipar sua moradia. Menos móveis, menos eletrodomésticos e muito mais economia.

Os gastos também diminuem nas contas de água e luz, que, muitas vezes, já estão inclusas na taxa condominial.

Mais lazer

Muitos condomínios e prédios oferecem uma gama imensa de opções de lazer. Quadras poliesportivas, saunas, praças e brinquedotecas dão aos moradores a possibilidade de se divertir sem precisar abandonar a área de moradia. Isso melhora o gerenciamento do tempo e contribui com a qualidade de vida.

Algumas opções vão além e podem oferecer até cinema e academias de ginástica. Tudo isso somente pegando o elevador.

As áreas comuns também contribuem para a criação de laços entre os moradores. Crianças ficam amigas das crianças do apartamento vizinho e os pais podem criar um grupo de amigos ali mesmo onde moram.

O que levar em consideração na escolha entre casa ou apartamento

Antes de partir para a busca da sua casa própria, é necessário sentar com os moradores e fazer uma lista das preferências de cada um.

Você deve avaliar a localização do imóvel e garantir que o deslocamento para o trabalho ou para a escola dos filhos não seja um obstáculo para a qualidade de vida.

Também é preciso verificar o que é mais importante para a família, garantindo que a escolha não gere arrependimentos futuros.

É preciso levar em conta que a aquisição de um imóvel exige grande investimento, por isso, quanto mais certeiro, maior é a certeza de satisfação.

Analise, também, o espaço que vocês precisam para viver com conforto e qualidade.

Para garantir ainda mais segurança na sua escolha, não deixe de contatar uma imobiliária de confiança para intermediar essa transação. Os profissionais dessas empresas conhecem o mercado imobiliário e entendem os valores praticados em cada região, ou seja, você não vai pagar por um imóvel superfaturado.

Imobiliárias também garantem uma compra segura e um contrato que abrange todas as situações que você pode enfrentar, evitando fraudes e outros problemas judiciais.

Escolher entre casa ou apartamento depende de uma série de fatores importantes à sua família. Independentemente da escolha, garanta uma segura e sem preocupações! Entre em contato com a gente e veja todas as opções que temos para a sua família morar bem!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.