Casa verde e amarela: entenda como funciona o novo programa habitacional

4 minutos para ler

O Brasil ao longo do novo governo vem passando por várias mudanças em todas as esferas e o “Minha Casa Minha Vida” faz parte desse processo.

O programa de financiamento de moradias nas áreas urbanas para famílias com renda familiar bruta de até R$ 7.000,00 por mês foi substituído pelo “Casa Verde e Amarela”, que traz algumas novidades.

Primeiramente, o Casa Verde e Amarela não é um programa novo, é uma versão aprimorada e com algumas alterações, como a redução das taxas de juros.

Confira o artigo completo, pois falaremos um pouco sobre essa atualização no programa habitacional.

Um empurrãozinho para o sonho do imóvel próprio

Antes de sair em busca do seu apartamento novo ou da sua tão sonhada casa, é preciso entender um pouquinho sobre cada tipo de financiamento.

Por isso, a Patrimonial sempre trás conteúdos relevantes nas suas redes sociais, confira: @patrimonial.imoveis

As questões que mais merecem sua atenção na hora de escolher um financiamento, são as cláusulas que determinam o valor das prestações + amortização + juros, afinal o financiamento imobiliário pode ser o empurrãozinho para a conquista do seu sonho!

O Programa Minha Casa Minha Vida nasceu para tornar esse sonho algo real.

Ele é um programa de financiamentos imobiliários.

O MCMV foi criado em 2009 durante o governo Lula para subsidiar a aquisição do imóvel próprio, para famílias com renda de até 1,8 mil reais (faixa 1) e facilitando as condições de acesso de famílias com renda de até 7 mil (faixa 2).

Os recursos do Programa são do orçamento do Ministério das Cidades repassados para a Caixa Econômica Federal.

Em seguida, no ano de 2017, no governo Temer, o programa sofreu algumas importantes mudanças.

Mas foi em 2020, que o programa foi reformulado.

Por fim, em agosto de 2020 mais precisamente, o Governo Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória que instituiu o programa Casa Verde e Amarela.

O que é o Casa Verde e Amarela?

É uma versão aprimorada do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.

O Casa Verde e Amarela veio para facilitar o acesso da população a uma moradia digna, garantindo mais qualidade de vida.

O que torna isso possível  é a redução na taxa de juros para a menor da história do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e mudanças na remuneração do agente financeiro.

O Programa Casa Verde e Amarela reduziu a parcela de spread bancário ou seja, a diferença entre o valor pago pelo banco aos correntistas e o cobrado nas operações de crédito, pago pelo Fundo aos agentes financeiros operadores do programa, garantindo mais recursos.

Os cidadãos interessados devem procurar diretamente as construtoras credenciadas e os bancos operadores.

Leia também: Financiamento e taxa Selic

Saiba o que muda com a nova versão do programa

Minha Casa Minha Vida – a única modalidade era produção habitacional.
Neste programa existia apenas uma única taxa de juro para todo o País, com a variação de acordo com as faixas de renda.

Casa Verde e Amarela atua com diversas modalidades – regularização fundiária, melhoria e produção habitacional financiada.
Ou seja, o que era o maior programa habitacional do mundo, tornou-se ainda maior por também englobar daqui por diante REFORMAS e REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA em imóveis populares destinados a famílias de baixa renda.

Com isso, famílias que possuem imóveis com documentos irregulares, poderão financiar taxas cartoriais, impostos com transmissão da propriedade e despesas municipais.

Neste programa as taxas de juros variam, de acordo com a faixa de renda e a localidade do imóvel, sendo  juros a partir de 4.25% para as regiões Norte e Nordeste do Brasil e 4.50% para as demais regiões. 

Veja aqui em detalhes o que mudou de um programa para outro.

O programa em sua nova versão pretende financiar 1,6 mil imóveis, regularizar 2 milhões de moradias e reformar 400 mil até 2024.

Ainda neste ano, serão publicadas as primeiras portarias para seleção de propostas de regularização fundiária e melhorias habitacionais.

Fique por dentro de todas as informações no site oficial do Governo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.