Como escolher um apartamento ideal para morar?

6 minutos para ler

Comprar um apartamento é uma conquista sonhada por muitos. Entretanto, ainda que seja um momento de emoção, é preciso agir com a razão e pesquisar bastante para que tudo saia conforme o planejado. Se você quer saber como escolher um apartamento, mas não sabe por onde começar, confira nossas dicas e encontre o imóvel ideal!

Avalie suas necessidades

Antes de sair pesquisando apartamentos pela internet, procure avaliar as reais necessidades das pessoas que vão morar na propriedade. Verifique o perfil da família e veja qual imóvel atende aos seus desejos.

Veja se o ideal para vocês é um imóvel novo ou usado. Unidades sem uso geralmente são mais compactas, porém oferecem opções de lazer que os imóveis antigos não possuem. Piscinas, espaços gourmets, quadras esportivas e academias podem compensar o pouco espaço do apartamento.

Se sua família não faz questão dessas áreas, opte por um imóvel mais antigo. Eles têm metragem maior e costumam atrair famílias numerosas ou que precisam de mais espaço para o mobiliário.

Escolha a localização

Para decidir as regiões ideais para seu apartamento, é preciso avaliar alguns detalhes do seu dia a dia. Verifique se o bairro possui infraestrutura básica para facilitar seu dia a dia, como farmácias próximas, hospitais, supermercados, bancas e outros estabelecimentos comerciais.

Outra dica é simular o trajeto da sua futura moradia até seu trabalho, já que isso vai impactar diretamente na sua qualidade de vida. Enfrentar um trânsito caótico diariamente pode fazer você se arrepender da compra do imóvel e aumentar o estresse.

Também não deixe de avaliar se prefere áreas mais badaladas ou bairros prioritariamente residenciais. Esse detalhe pode interferir no valor do imóvel e ajuda você a tomar a decisão certa.

Para ajudar na compra, procure não restringir muito o raio de interesse, já que isso diminui as chances de encontrar o apartamento ideal e facilita sua busca.

Faça visitas produtivas

Procure aproveitar o tempo da visita ao imóvel. O ideal é sair com uma trena e um bloquinho de papel para anotar o que pode causar dúvidas.

Tenha anotadas as medidas dos principais móveis que irão com a mudança, como cama, sofá e mesa de jantar, entre outros. Já imaginou escolher um apartamento e depois descobrir que o quarto não é suficientemente grande para seu conforto?

Tire fotos de manchas que podem aparecer no teto e nas paredes, por exemplo, para depois consultar especialistas no assunto e ver se a aquisição vale a pena. A compra de um imóvel deve ser muito bem pensada. Por isso, todo cuidado é pouco!

Verifique a segurança

Para ter certeza de que você terá uma boa experiência no seu novo imóvel, verifique a questão da segurança. Conheça quais são os itens de proteção existentes no condomínio. Câmeras, portões eletrônicos, portaria 24 horas e outras medidas podem tranquilizar você e ajudar na sua decisão.

Também fique atento à segurança do bairro. A fim de saber se ele é seguro, visite a rua em horários diferentes. Assim, você se certifica de que a região é iluminada o suficiente e de que não existem locais muito desertos.

Outra dica é conversar com moradores do prédio e procurar entender a dinâmica do bairro e quais suas experiências.

Observe a luz natural

Esse é um detalhe pouco lembrado, mas que faz muita diferença na hora de comprar um apartamento. Antes de fechar negócio, certifique-se de que a propriedade recebe luz solar suficiente para iluminar o ambiente e mantê-lo arejado.

Apartamentos que não pegam sol costumam ser frios e úmidos, o que pode favorecer o aparecimento de doenças e ser desconfortável em épocas mais frias. O ideal é que você compre um imóvel com face leste a fim de garantir o sol da manhã, mas visitas no final da tarde também podem convencê-lo de que o pôr do sol pode ser um atrativo.

A luz solar, além de deixar o ambiente mais bonito e contribuir com a saúde, economiza em gastos com a conta de luz e favorece a criação de plantas e flores.

Projete seu futuro

Se você é solteiro, mas pretende formar uma família no médio ou no longo prazo, convém pensar nisso antes de escolher um apartamento. Comprar um imóvel de um quarto só pode gerar complicações no futuro e fazer você se arrepender de uma compra que exige tanto financeiramente.

Às vezes, é melhor demorar um pouco e comprar um apartamento com mais quartos e que comportem mais pessoas, do que agir no impulso e adquirir uma propriedade que não servirá mais dentro de alguns anos.

Ainda que você tenha a oportunidade de revender o imóvel ou disponibilizá-lo para aluguel, o ideal é que invista em um apartamento de tamanho médio ou grande.

Procure uma imobiliária

A fim de garantir que todo o processo de compra do seu apartamento ande com segurança, o ideal é procurar uma imobiliária para intermediar a transação. Essa empresa possui consultores imobiliários treinados e já habituados ao que o mercado imobiliário exige, deixando você seguro na compra e auxiliando em caso de dúvidas.

Esse é um momento burocrático e complexo para quem não está habituado aos trâmites do setor. Além disso, alguns imóveis podem estar impedidos de serem vendidos por conta de disputas por heranças ou outras ações judiciais.

As imobiliárias auxiliam nessas situações e garantem que toda a documentação necessária será apresentada, cuidando de tudo o que é necessário para a compra de um apartamento.

Esteja certo de que a imobiliária é confiável e investigue sua reputação no mercado. Também é necessário verificar se os corretores têm registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), órgão que regulamenta a profissão e garante que o profissional está apto a trabalhar no setor.

Já sabe como escolher um apartamento? Sente-se mais preparado para dar esse importante passo? Então comece agora mesmo a pesquisar e garanta a conquista da casa própria. A Patrimonial Imóveis é uma imobiliária com experiência sólida em compra e venda de imóveis e pode ter o apartamento que você sempre sonhou. Entre em contato com a gente e confira nossas opções!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.