Compra de apartamento: saiba como se planejar para isso!

8 minutos para ler

A compra de apartamento é um objetivo importante para muitos. Afinal, ter um imóvel próprio, sair do aluguel e começar seu patrimônio é certamente um sonho realizado.

Todavia, é necessário muito planejamento e organização para se atingir essa conquista, que demanda um investimento alto e a longo prazo. Porém, com tempo e dedicação, é possível comprar a casa própria e aumentar sua qualidade de vida.

No texto de hoje vamos dar boas dicas sobre como se planejar para comprar um apartamento, mostrando as principais opções para adquiri-lo e explicando como você deve prosseguir para conquistar esse objetivo. Confira!

Entenda o que você procura

O primeiro passo, antes mesmo de começar a busca efetiva por um apartamento, é entender o que você busca em um imóvel. Como essa aquisição não é temporária como o contrato de aluguel, é preciso procurar algo que lhe atenderá durante muitos anos, mesmo que seu perfil mude em um futuro próximo.

Comece pensando no tamanho do imóvel. Você vai morar sozinho ou a dois? Pretende começar uma família futuramente? Ou pretende receber pessoas que podem passar temporadas em sua casa? Todas essas perguntas são importantes para compreender o tipo de imóvel que você precisa.

Mesmo que você pense em morar sozinho ou a dois por ora, não necessariamente deverá comprar um imóvel pequeno. Os apartamentos de dois quartos costumam ter um valor muito próximo ao de um quarto, e, pensando a longo prazo e encarando a liquidez dos imóveis, com certeza vale a pena optar pelo maior.

Em seguida, pense na localização. Para ganhar qualidade de vida, é imprescindível ter o trabalho e o lazer perto de casa. Por isso, prefira morar em bairros próximos ao seu trabalho que possuam uma excelente infraestrutura.

Isso significa que você passará menos tempo no trânsito e poderá aproveitar melhor o seu dia. Encontre regiões com boas opções de supermercados, padarias, bancos, salões de beleza e, claro, áreas de lazer como clubes, parques e praças.

Com esses dois pilares resolvidos, você já poderá realmente começar sua busca pelo imóvel ideal.

Conheça as opções de pagamento para compra de apartamento

Com o perfil de imóvel definido e uma empresa de confiança para compreender o mercado, você poderá pensar no pagamento do imóvel. Caso já tenha um alto valor economizado, você terá a possibilidade de pagar à vista ou de dar uma boa entrada na assinatura do contrato.

Se você ainda não tiver muito dinheiro guardado para fazer essa compra, não se preocupe, existem outras formas de aquisição do imóvel que podem ser bem interessantes. Lembre-se que o recomendado é que você não comprometa mais que 30% da sua renda mensal. Veja abaixo algumas opções:

Financiamento imobiliário

Com ou sem uma boa entrada, é possível optar por um financiamento em uma instituição especializada (pode ser um banco ou uma financiadora específica para fins de compra de imóvel). Quanto maior for a entrada, melhor, já que você diminui o valor das parcelas, e, consequentemente, o valor dos juros que vai pagar.

A vantagem é já poder tomar posse do imóvel logo que o financiamento for aprovado e ir pagando ao longo de vários anos. É possível fazer pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), realizado pelo governo federal e intermediado pela Caixa Econômica Federal, ou pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), que rege todas as outras empresas.

Nos dois casos, você pode compor renda com seu cônjuge ou com familiares e o valor mensal pode se aproximar de um aluguel, com a (enorme) diferença de que, em vez de pagar para morar na propriedade de alguém, você vai amortizar a compra do seu imóvel.

Uso do FGTS

Caso você trabalhe há alguns anos no regime CLT, ou seja, com carteira assinada, também terá acesso ao seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O depósito de 8% do seu salário é feito mensalmente pelo seu empregador em uma poupança da Caixa, e só pode ser sacado em casos específicos, como demissão, aposentadoria ou compra de imóvel (entre outros).

Por isso, caso opte por um financiamento através do SFH, poderá utilizar seu FGTS para amortizar as parcelas de um financiamento, para dar como entrada ou até mesmo para quitar o imóvel.

Consórcio Imobiliário

Se você não tiver pressa para se mudar, pode também optar pelo Consórcio. Nessa modalidade, você paga mensalmente um valor para adquirir uma carta de crédito no valor do imóvel desejado.

Ao mesmo tempo, várias outras pessoas também vão pagar parcelas mensais e a soma desses pagamentos vai dar acesso à carta de crédito para um dos consorciados. A escolha é feita através de sorteio e você pode dar lances maiores se quiser ser contemplado mais rapidamente.

Os juros são menores que os do financiamento, porém você deve esperar até ser sorteado para poder usar sua carta de crédito e somente então ter a posse do imóvel desejado.

Comece seu planejamento financeiro

Após definir o imóvel, a imobiliária que lhe auxiliará e como pagar, chegou a hora de poupar e fazer seu planejamento financeiro para realizar o objetivo da casa própria. Algumas dicas são importantes para conseguir economizar o suficiente:

Faça uma planilha de gastos

Você pode usar o computador, fazer planilhas à mão ou mesmo usar aplicativos de controle de gastos. O importante é entender o quanto você gasta durante o mês. Com uma planilha, você visualiza onde estão suas despesas altas e também pode organizar melhor seus gastos.

Veja o que é necessário e o que não pode ser cortado, como custos com moradia, mantimentos, transporte e saúde; e o que é supérfluo. A partir desta análise, você poderá definir onde cortar gastos e economizar mensalmente.

Estabeleça metas

Enxugue os gastos supérfluos e estabeleça metas pessoais de economia. Comece sonhando baixo, fazendo pequenos cortes e economizando 10% do seu salário a cada mês. À medida que for se acostumando com a nova rotina, vá aumentando a meta, economizando 15, 20 e até 30% ao mês.

Procure fontes de renda extra

Caso ache que as economias não estão sendo suficientes para fazer a compra, procure fontes de renda extra. Você pode aproveitar um hobby e vender itens feitos artesanalmente, ou pode fazer alguns trabalhos avulsos para aumentar sua entrada de dinheiro mensal.

Invista sempre

Para economizar corretamente, não basta somente gastar menos do que se ganha, é importante também fazer com que seu dinheiro renda.

Por isso, converse com seu gerente do banco e escolha investimentos de baixo risco para aplicar seu dinheiro e garantir que suas economias não ficarão paradas. Dessa forma, seu dinheiro aumenta sem que você precise fazer qualquer esforço extra.

Procure ajuda de um profissional

Agora que você sabe bastante sobre compra de imóvel, precisa de um especialista na área para auxiliá-lo a encontrar o apartamento ideal. Contando com uma imobiliária de confiança, você poderá ver várias opções disponíveis no mercado e entender quais se ajustam na sua realidade financeira.

Afinal, para começar a poupar e se planejar para a compra, você precisa ter total noção do valor que vai investir em um imóvel, o que pode ser verificado por uma empresa com experiência no mercado. Dessa forma, você poderá conhecer os valores praticados em cada bairro de interesse e definir aquele que se encaixa melhor em sua realidade.

Além disso, tendo um corretor profissional e uma imobiliária idônea ao seu lado, você terá mais segurança em suas visitas, será orientado com relação aos preços de mercado para que não pague mais por um imóvel, conseguirá auxílio na negociação e no preparo da documentação e, o principal, terá total segurança na transação.

Como você pode ver, adquirir um imóvel não é um sonho tão distante assim. Para alcançá-lo, basta ter foco e organização. Você deverá entender o tipo de imóvel que lhe atende, analisar as opções de pagamento, fazer um bom planejamento financeiro e contar com ajuda profissional. Após essas etapas você vai ver como valeu a pena economizar para poder ter um cantinho para chamar de seu.

O que achou de nosso texto? Nossas dicas vão lhe ajudar na compra de apartamento em breve? Então, entre em contato conosco e deixe-nos ajudá-lo neste investimento tão importante.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.