Comprar casa à vista ou financiar? Veja o que é melhor para você!

6 minutos para ler

Depois de toda a turbulência da crise econômica que assolou o planeta, muitas pessoas têm pensado em, finalmente, adquirir a casa própria. É o sonho da grande maioria da população sair do aluguel e investir em algo seguro e que garanta o patrimônio da família. Diante dessa certeza, surgem dúvidas a respeito de financiar ou comprar casa à vista.

As duas modalidades de compra oferecem vantagens e, ainda assim, tudo deve ser analisado de acordo com a sua realidade, seu planejamento financeiro e suas reservas.

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão na compra de uma propriedade para chamar de sua, preparamos este post com as principais informações a respeito das duas modalidades. Quer saber mais? Confira e prepare-se para pegar as chaves de casa!

Como funciona se eu quiser comprar casa à vista?

Para que você consiga quitar o imóvel rapidamente, é preciso que tenha havido um planejamento prévio para isso ou, se pensa nisso para o futuro, é importante começar a poupar.

Como poupar?

Antes de tudo, o essencial é que você estabeleça um objetivo de quanto precisará juntar e em quanto tempo quer atingir a meta.

Faça essa estimativa de acordo com o tipo de imóvel que deseja e pesquise a faixa de preços. Lembre-se de levar em consideração alguns pontos, como localização, tipo de construção, áreas de lazer, entre outras características.

É importante lembrar que, além do valor total da propriedade, é preciso que você faça as contas dos gastos com possíveis reformas, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), escritura, registro e demais encargos que possam surgir.

Depois disso, monte um orçamento e veja qual valor deve ser aplicado na caderneta de poupança mês a mês. Lembre-se de não comprometer muito sua renda. Especialistas dizem que esse valor não pode ultrapassar os 30% da receita familiar.

Coloque no papel seus gastos fixos e estipule um valor máximo para supérfluos, como lazer, viagens e presentes.

Vantagens da compra à vista

Além de você poder quitar uma grande quantia de dinheiro rapidamente, a compra de um imóvel à vista coloca em suas mãos o poder de barganha. Isso pode fazer com que você faça uma aquisição vantajosa e consiga um imóvel por um preço abaixo do praticado no mercado imobiliário.

Como você é o detentor do dinheiro, é possível negociar valores vantajosos, já que o vendedor quer vender rapidamente e quer o valor nas mãos.

A compra à vista também possibilita que você use sua renda para possíveis melhorias e reformas no imóvel, a fim de adaptá-lo às suas necessidades.

Você pode, inclusive, argumentar que precisará gastar com esses ajustes e, portanto, merece desconto.

Desvantagens da compra à vista

A principal desvantagem, nesse caso, é desembolsar grande quantidade de dinheiro de uma só vez. Muitas vezes, as pessoas limpam todas as economias, vendem carros ou se desfazem de outros bens e, em uma emergência, não sabem para onde correr.

É preciso, portanto, agir com cautela e deixar de lado a emoção de ter a casa própria. Só com análise, é possível optar de forma certeira.

Como funciona o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário consiste no empréstimo do valor total da propriedade. Esse serviço é oferecido por instituições bancárias, financeiras ou diretamente com a construtora.

É preciso que você tenha um valor para dar como entrada para diluir o restante em parcelas que podem durar até 30 anos; tudo depende das regras de cada instituição.

Como você está, basicamente, utilizando o dinheiro de outro para uma compra pessoal, dentro dessas parcelas, haverá encargos, taxas e juros que devem ser considerados na hora de avaliar se essa é uma boa escolha.

Vantagens de financiar imóvel

Existem diversas vantagens em financiar um imóvel, mas é preciso analisar sua situação. Se sua família tem emprego estável e renda fixa para arcar com as prestações, essa pode ser uma boa escolha.

Outra vantagem incontestável é abandonar o aluguel, deixando de aplicar seu dinheiro em algo que não trará retorno.

O financiamento imobiliário também costuma ser rápido: após aprovação, basta realizar a transação e marcar o caminhão de mudança. Por isso, é importante ir ao banco já com um imóvel em vista.

Caso precise de uma ajuda na hora de pagar a entrada, lembre-se de que você pode utilizar o saldo do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o que pode facilitar muito a sua vida.

Desvantagens de financiar imóvel

Embora o financiamento contemple a realização de um sonho, essa modalidade de compra pode trazer alguns incômodos.

O principal dele é o comprometimento com parcelas ao longo de muitos anos. A imprevisibilidade e a instabilidade das carreiras podem ser um fantasma, por isso, avalie com atenção.

Veja também se você não está empolgado com a compra de um imóvel específico que possa estar, porventura, abaixo do preço. Isso pode acarretar arrependimentos futuros com relação à localização e ao estado do imóvel, por exemplo.

Outro problema que o financiamento pode trazer é que, caso você queira se desfazer, o comprador deverá arcar com as parcelas, o que nem sempre pode ser atrativo para o interessado.

Lembre-se, também, de que, em caso de inadimplência, você deverá responder por ações judiciais e que podem comprometer muito o seu orçamento, além de acarretar na perda do bem.

O ideal, portanto, é que você analise com cuidado o seu orçamento e verifique qual a melhor forma de realizar esse sonho. Não podemos esquecer, também, que a compra de um imóvel prevê gastos adicionais, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e demais encargos.

Caso você queira o imóvel como fonte de renda extra, ou seja, para disponibilizar para aluguel, lembre-se de que isso pode levar tempo, ou seja, você terá um imóvel parado e que gerará gastos.

Tudo depende da sua realidade e do que você pretende com a compra da sua casa própria.

Sente-se mais seguro para decidir entre financiar ou comprar casa à vista? Quer realizar seu sonho? Entre agora mesmo em contato conosco e veja as soluções que temos para mais essa conquista na sua vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.