Comprar ou alugar? Descubra o que é melhor para você

4 minutos para ler

Sair do aluguel e adquirir o imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas. Mas será que essa é a melhor opção? Escolher entre comprar ou alugar é uma tarefa mais complexa do que se imagina, já que é preciso organização e planejamento.

Investir na compra de um apartamento ou de uma casa é considerado por muitos uma maneira de reduzir os custos do aluguel. Porém, é necessário considerar que esse é um tipo de negócio que exige muita organização e planejamento para que os resultados sejam positivos.

Por isso é tão importante conhecer as vantagens de comprar ou alugar um imóvel e verificar qual opção melhor se encaixa nas suas necessidades. E esse será o assunto do nosso post. Acompanhe!

Benefícios de comprar um imóvel

1. Melhores condições para pagamento

Comprar um imóvel é um negócio que exige um alto investimento, mas as opções para pagamento são diversas e acabam facilitando esse tipo de transação.

Isso acontece porque nem todas as pessoas que desejam adquirir uma casa ou um apartamento possuem condições de comprar o imóvel à vista. Dessa maneira, optam pelo empréstimo, que é uma maneira de financiar o valor total para conseguir quitá-lo.

São inúmeros os tipos de financiamento imobiliário, como o Sistema de Amortização Constante (SAC), o que possibilita adquirir o imóvel próprio, mesmo sem ter capital inicial para o investimento.

2. Custos diminuem com o tempo

Mesmo que você tenha optado por um financiamento, os custos do imóvel tendem a se diluir com o tempo.

Imagine que o seu empréstimo tenha a duração de 10 anos, com prestações que se estendem ao logo desse tempo. Mas, ao término das parcelas, você poderá retirar do orçamento esse custo, que é elevado, reduzindo consideravelmente seus gastos.

Assim, mesmo com o empréstimo, o investimento é lucrativo a longo prazo, já que você estará investindo em um bem que deixará de contar nas despesas futuramente.

3. Facilidade de venda

Quando se planeja com cuidado a compra do imóvel, ele tende a se valorizar ao longo do tempo. Isso se deve, principalmente, pela infraestrutura da região onde ele está localizado — o bairro influencia diretamente no interesse dos moradores pelo imóvel.

Logo, quando a região possui hospitais, escolas, supermercados e farmácias, o imóvel acaba se tornando mais atrativo, facilitando a sua venda — caso seja necessário.

Benefícios de alugar um imóvel

1. É mais barato

Uma das principais perguntas que devem ser feitas antes de optar por comprar ou alugar: qual é a estabilidade financeira da minha família? Muitas vezes, investir no imóvel próprio não é a opção mais adequada para situação econômica atual.

Então, que tal optar pelo aluguel? Além de evitar prestações elevadas, você terá um local confortável e aconchegante para morar, pagando somente o valor do aluguel mensal, sem surpresas, como juros e taxas extras, tendo maior controle financeiro sobre seus gastos.

2. Não há incidência de juros

Um grande problema em adquirir um imóvel por meio de financiamento são os juros! Independentemente do tipo de empréstimo escolhido, as prestações sempre terão essa taxa acrescida, o que acaba aumentando o seu valor.

Já com o aluguel, isso não acontece. O valor a ser pago mensalmente é sempre o mesmo. O reajuste é feito anualmente, mas é pequeno quando comparado às parcelas do financiamento.

3. Maior possibilidade de escolha do imóvel

Como o valor do aluguel é menor quando comparado ao custo da compra de um imóvel, o leque de escolhas acaba se tornando mais diversificado.

Tendo em vista as opções disponíveis, é possível escolher o apartamento ideal de acordo com suas necessidades, aliando bem-estar e conforto!

Agora que você já conhece as vantagens das duas opções, pode escolher: pretende comprar ou alugar? Lembre-se de não se esquecer de analisar suas condições financeiras. Dessa maneira, você vai optar pelo que mais se adéqua as suas necessidades, sem deixar seus sonhos de lado!

E aí, já fez a sua escolha? Então, deixe o seu comentário contando o que levou/vai levar você a investir em uma das modalidades de adquirir um imóvel. Isso pode ajudar as pessoas que ainda não se decidiram. Vamos lá?

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.