benefício de comprar uma casa benefício de comprar uma casa

Confira os 4 principais benefícios em ter a casa própria!

4 minutos para ler

Sair do aluguel e adquirir a casa própria é o sonho de grande parte das pessoas que vivem essa realidade. O principal intuito desse tipo de negócio é conquistar a independência desse custo fixo mensal. Porém, os benefícios dessa mudança vão muito além da tranquilidade financeira e economia no orçamento familiar.

Ter a casa própria é tão vantajoso quanto interessante, já que é possível conquistar não somente um certo grau de estabilidade financeira, mas também uma maior comodidade e conforto, pois quando se está pagando pelo aluguel de um imóvel, não há nenhum investimento no patrimônio pessoal, além do risco do aluguel aumentar e causar desfalques no orçamento familiar.

Mas, quais são as outras vantagens de ter uma casa em seu nome? Para responder a essa pergunta, é importante que você continue sua leitura!

1. Conforto e segurança

Como já falamos aqui, a estabilidade proporcionada por esse tipo de investimento não se restringe somente ao campo econômico, mas também é uma forma de segurança para toda a família.

O imóvel próprio pertence a todos os moradores, que podem contar com esse investimento ao longo de toda a vida. Além disso, caso ocorra algum problema com o orçamento da família, a insegurança pelo não pagamento do aluguel não vai ser mais um problema.

E não para por aí: o conforto em residir em um local que pertence a você é outro ponto positivo. Quando se reside em um imóvel alugado, existem restrições quanto às reformas, dificultando a adaptabilidade do imóvel para a família. Já na casa própria é possível modificar o ambiente conforme as preferências e necessidades.

2. Investimento no patrimônio próprio

Ao sair do aluguel, você não vai economizar somente no valor que paga mensalmente, mas também estará investimento em seu próprio patrimônio.

Ao contrário de outros tipos de aplicações que têm a incerteza de sucesso, esse tipo de negócio é realizado com um bem concreto, com materialidade de fácil comprovação. Assim, mesmo que você adquira o imóvel por meio de financiamento, ao final do pagamento, ele será seu, construindo uma riqueza que vai poder ser usada futuramente.

O valor das prestações não será destinado ao investimento de outra pessoa, mas será para benefício próprio. Então, mesmo que não haja retorno financeiro, esse tipo de negócio continua valendo a pena.

3. Sem surpresas desagradáveis

Um dos grandes problemas relacionados ao aluguel é o aumento gradual, que pode ocorrer anualmente ou de acordo com o contrato realizado com o locatário. Essa variação acaba afetando as economias da família — já que esse valor fica cada vez mais alto.

Com a casa própria esse problema não vai ocorrer! Além de ser um investimento de alta rentabilidade, boa liquidez e baixo risco, essa aquisição não gera custos extras. Se for feita por meio de financiamento, as taxas pagas são fixas, não variam e o pagamento é realizado por um tempo que determinado.

Logo, o comprador já vai ter em mente qual o valor a ser pago mensalmente, sabendo exatamente quais serão os valores que deverá desembolsar todo mês. Dessa maneira, é possível ter um planejamento financeiro sem as surpresas que acabam atrapalhando todo o orçamento familiar.

4. Investimento a longo prazo

Quem consegue realizar o sonho de ter a casa própria não pensa em se desfazer desse bem, concorda? Logo, esse deve ser um tipo de investimento rentável o suficiente para que o valor pago possa ser vantajoso para o comprador.

Além disso, as propriedades imobiliárias não desvalorizam com o tempo, muito pelo contrário, também agregam valor e não oferecem muitos riscos financeiros. Assim, além de investir o seu capital em um negócio com futuro certo, você terá uma boa fonte de renda para pagar dívidas, caso seja necessário.

Investir na aquisição da casa própria será uma das melhores decisões da sua vida. Portanto, faça um bom planejamento financeiro, invista nessa ideia e proporcione à sua família o conforto e segurança que todos merecem.

Gostou de conhecer as vantagens em ter a casa própria? Quer ficar por dentro de todas as novidades desse universo? Então curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma atualização!

Posts relacionados

Um comentário em “Confira os 4 principais benefícios em ter a casa própria!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.