Controle financeiro pessoal: aprenda já como economizar

4 minutos para ler

Está pensando em adquirir um imóvel, mas não consegue manter seus esforços para economizar dinheiro e atingir seu objetivo? Então, você precisa fazer um controle financeiro pessoal!

Isso nada mais é do que uma forma de organizar todas as entradas e saídas de capital pessoal, levando em consideração as receitas e despesas de maneira bem detalhada.

Mas será que um controle financeiro pode ajudar a gastar menos e realizar o sonho de ter o imóvel próprio? É claro que sim! Com ele, é possível controlar não somente os gastos mensais, mas também compreender como eles podem ser reduzidos, resultando em uma economia mais eficiente do seu dinheiro.

Então, como fazer o controle financeiro pessoal? Para saber a resposta dessa pergunta, continue já sua leitura e aprenda a economizar!

Verifique continuamente suas despesas e receitas

Você sabe exatamente quanto gasta por mês? Se a sua resposta é não, esse é o momento de mudar esse cenário e dar o primeiro passo para começar o seu controle financeiro e ter a possibilidade de realizar o sonho do imóvel próprio.

O método mais indicado para realizar esse acompanhamento é por meio de uma planilha, que deve conter suas despesas e receitas mensais. Porém, para quem prefere métodos mais rápidos, existem aplicativos que realizam essas funções de maneira eficiente e prática.

O Mobills, por exemplo, é um aplicativo de controle financeiro onde você pode inserir todas as despesas e receitas de maneira bem simples. O software retorna um gráfico de acordo com o tipo de despesa, alerta sobre as contas pendentes e permite que o usuário visualize o status do orçamento planejado.

Essa é uma maneira de ter um controle financeiro mais eficiente, além de ser também a mais indicada para quem não possui gastos fixos, pois eles podem ser os vilões no fim do mês.

Compreenda seus hábitos de consumo

Essa dica é um complemento do tópico anterior: conforme for anotando seu fluxo de capital, busque compreender quais são seus hábitos de consumo, identificando o quanto eles são maléficos ou benéficos para o seu orçamento.

Apesar de parecer um fator óbvio, ele acaba passando despercebido quando se faz o controle financeiro, especialmente quando se deseja economizar para comprar um imóvel, já que o montante nesse caso deve ser mais alto.

Portanto, é importante buscar entender quais são os seus padrões de consumo e os gastos mais recorrentes, analisando se eles são realmente necessários. Assim, fica mais fácil compreender para onde o dinheiro vai, aumentando as chances de fazer orçamentos e planos financeiros mais eficientes e produtivos.

Trace metas

O principal intuito ao fazer um controle financeiro pessoal é reduzir os gastos e economizar, concorda? Mas como atingir esse objetivo? A resposta é simples: traçando metas!

Elas são extremamente importantes para que você consiga transformar seus resultados, mesmo que seja de maneira gradual, além de auxiliar na verificação do andamento dos planos.

E nada melhor que usar a tecnologia a seu favor novamente: com o aplicativo Wally+, por exemplo. Ele permite que o usuário crie planos de orçamentos diários e mensais, mostrando ainda na tela inicial quais foram os gastos semanais. Dessa maneira, é possível traçar suas metas e verificar, por meio do aplicativo, como você está trabalhando para atingi-las.

Pense antes de comprar

Por fim, uma dica de ouro para ter um bom controle financeiro pessoal: pense antes de agir. Um exemplo desse tipo de atitude que deve ser evitada são as despesas extras.

Você não precisa eliminá-las totalmente, mas, antes de realizar uma compra, avalie se você realmente necessita desse produto ou serviço — você poderá se surpreender!

Comparar preços também é uma atitude que se encaixa nesse tópico. Com a facilidade de acesso à informação atualmente, fica simples fazer esse tipo de análise. Com essa atitude, você pode economizar nas compras, fazendo uma reserva de capital além do esperado — podendo até mesmo comprar um apartamento com essas economias.

Gostou das nossas dicas sobre como realizar o controle financeiro pessoal? Então coloque-as em prática agora mesmo e não perca mais tempo para economizar e adquirir seu imóvel próprio! Além disso, que tal ajudar os amigos que também querem ficar por dentro do assunto compartilhando este post nas suas redes sociais?

Posts relacionados

Um comentário em “Controle financeiro pessoal: aprenda já como economizar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.