Financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal

3 minutos para ler

O financiamento imobiliário facilita a aquisição do imóvel com taxas de juros menores e forma de pagamento acessível.

Apesar de vários bancos privados possuírem programas de financiamento habitacional, iremos falar sobre o financiamento da Caixa Econômica Federal que é uma referência em nosso país.

PRÉ-REQUISITOS PARA O FINANCIAMENTO

O financiamento leva em consideração diversos fatores, entre eles a renda e idade do solicitante, valor do imóvel, etc.

Outras questões que também são levadas em consideração são: a naturalidade do candidato que deve ser brasileira ou, se estrangeiro, deve possuir visto permanente no país.

Além disso, também não pode ter restrições financeiras, como cadastro no SPC e Serasa.

Ao ser aprovado o financiamento, o banco paga o valor solicitado diretamente ao vendedor do imóvel. Daí em diante, o comprador passará a pagar as parcelas ao banco, até quitar o valor do crédito cedido.

A partir de então, a pessoa já pode usufruir o bem, sendo reconhecida legalmente como proprietária do imóvel. Entretanto, a única restrição é negociar o bem a terceiros, até a quitação total da dívida ao banco.

Leia também: O que faz um imóvel financiável ou não

AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS NOVOS OU USADOS

A CEF possui linhas de crédito habitacional diferenciadas e com até 35 anos para pagar.

O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para imóveis de até 950 mil em Minas Gerais. Para imóveis acima desse valor, são utilizadas as taxas do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

A garantia para os dois sistemas é a alienação fiduciária, ou seja, o imóvel é a própria garantia do empréstimo.

Também é possível utilizar o FGTS como parte do pagamento, desde que já tenha pelo menos 3 anos trabalhando com carteira assinada. Além disso, a prestação não poderá ultrapassar 30% do valor da sua renda bruta familiar.

O tempo máximo para amortização da dívida é de 35 anos e, na presente data, o teto de financiamento se encontra em 80% do valor total do imóvel, tanto para novos como para usados.

SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO

Estes são os métodos disponibilizados pela Caixa que permitem pagar a sua dívida de forma parcelada. Os sistemas utilizados pela Caixa atualmente são:

SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE – SAC

Nesse sistema as parcelas tendem a reduzir ao longo do tempo. Anualmente as parcelas são recalculadas, sempre acrescidas da parcela de juros, esta, recalculada mensalmente.

TABELA PRICE (OU SISTEMA FRANCÊS DE AMORTIZAÇÃO) – SFA/TP

Nesse sistema as parcelas calculadas são sempre iguais, a amortização aumenta, à medida que os juros diminuem, fazendo a compensação de um com o outro.

Nessa modalidade o valor total de juros é maior do que no modelo SAC.

CONTE COM A GENTE

Sabemos que são muitas informações técnicas e muitas vezes difíceis de compreender. É por isso que sempre aconselhamos o candidato ao financiamento a contar com a Consultoria de um bom corretor e uma boa imobiliária.

Faça uma simulação do seu financiamento clicando aqui!

E entre em contato com a gente para encontrar o seu imóvel ideal!

Acesse www.patrimonialimoveis.com.br

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.