Os 9 Bairros mais procurados de Venda Nova

7 minutos para ler

Venda Nova é reconhecida como distrito de Belo Horizonte, sendo um dos maiores da região metropolitana, possui mais de 40 bairros com uma infraestrutura completa de comércio e serviços.

É uma cidade dentro da cidade!

O bairro é uma divisão oficial da cidade para orientar a localização de seus habitantes e visitantes e para facilitar a prestação de serviços local.

Portanto é uma forma de identificar onde as pessoas vivem.

Os bairros surgem e vão se modificando com o passar do tempo, logo com Venda Nova não foi diferente.

Os bairros acompanharam a expansão da região, aos poucos novas casas, apartamentos e todo tipo de comércio foram ganhando espaço junto com o grande movimento nas ruas e avenidas e, assim, bairros surgindo.

Selecionamos os 9 bairros mais procurados de Venda Nova baseado na busca realizada por nossos clientes.

Descubra qual bairro de Venda Nova mais combina com seu estilo de vida!

Leia também: Conheça a Região de Venda Nova

Venda Nova

Esse nome tem a “cara” do bairro: Venda Nova, afinal, surgiu antes mesmo da própria cidade de Belo Horizonte!

A ocupação se deu na segunda metade do século XVIII em função das atividades agropecuárias e do comércio realizado na região.

A tradicional Avenida Vilarinho e Avenida Padre Pedro Pinto pertencem a esse bairro.

Na avenida Vilarinho encontramos uma grande estrutura comercial como lojas automotivas, cartório, clínicas, floriculturas, materiais de construção e muitos outros, além da parte residencial. Além disso, encontramos diferentes opções de linhas de ônibus e a estação do metrô.

Na Avenida Padre Pedro Pinto, temos o maior centro comercial da região, com aproximadamente seis quilômetros de extensão.

Parque São Pedro

São Pedro para os íntimos, é um bairro extenso, pois abrange desde o bairro Satélite, ao leste até o Cenáculo, a oeste. Sua principal avenida é a Av. Edgar Torres, que ao mesmo tempo também pertence ao bairro Minas Caixa.

Nossa Patrimonial Imóveis, possui um escritório neste bairro que abriga também outros pontos importantes da região de Venda Nova, como o Shopping Norte, com cinema e supermercado, agencias de diversos bancos, a Estação BH, o batalhão da polícia militar, faculdades e a sede regional da Copasa.

Recentemente o bairro recebeu alguns condomínios residenciais, o que tornou a região ainda mais atrativa para se morar.

São Pedro é sobretudo um pedacinho tranquilo de Venda Nova, com infraestrutura completa de comércio e serviço, tudo pertinho de casa!

Serra Verde

Foto: cidadeadministrativa.mg.gov.br

O bairro se formou a partir de um projeto da Prefeitura realizado na década de 1970 que previa obras de infra-estrutura e a construção de casas populares no bairro Rio Branco.

A área do Parque Serra Verde foi doada à PBH em 1992, o que surpreendentemente deu origem ao nome do bairro, que antes de tudo era uma enorme fazenda.

O bairro abriga a sede do Governo de Minas, a Cidade Administrativa (projetada por Oscar Niemeyer), com espaços públicos onde você pode fazer uma caminhada durante as manhãs enquanto curte um momento de lazer com a família.

Aqui a população conta com 3 escolas, entre elas, a Escolha Miriam Brandão, que atende à educação infantil.

Todas elas possuem diversas atividades culturais para alunos, familiares e abertas ao público durante todo o ano. Além disso, possui também atividades comunitárias gratuitas para crianças e adolescentes.

Foto: cidadeadministrativa.mg.gov.br

Veja também o Portal Serra Verde Online, que foi criado com objetivo de fornecer detalhes acerca da comunidade

Minas Caixa

O Bairro Vizinho do bairro Serra Verde, deve seu nome à antiga Caixa Econômica de Minas Gerais, banco pertencente ao Governo do Estado, que sofreu liquidação em 1997.

Ao longo de suas avenidas e ruas encontramos todo tipo de comércio e serviços, de cartório a restaurantes, espaço para lanches, academias, além de praças, centro de saúde e igrejas.

Todavia quando falamos de morar no Bairro Minas Caixa, de fato falamos de morar bem pertinho do Shopping Estação e Shopping Norte, da facilidade de se ter uma excelente estrutura comercial e muitas linhas de ônibus.

São João Batista

A denominação do bairro (de Santo Antônio para São João Batista) aconteceu em 1984. Em Santa Luzia, a aprovação desse bairro se deu em 1948.

O bairro São João Batista é um bairro tranquilo, ideal para família com filhos, pois possui ótimas escolas, perto do centro comercial de Venda Nova e fácil acesso.

Também está pertinho do Shopping Estação e do Centro de Atendimento da Unimed.

Aqui se tem qualidade de vida, o bairro é bem residencial, com ruas arborizadas e calmas.

O fácil acesso pela Av. Dom Pedro I e a proximidade ao centro comercial regional facilitam o dia-a-dia de quem mora aqui.

Além disso, possui diversos condomínios onde você encontra imóveis com excelente custo-benefício.

Candelária

O bairro Candelária é um bairro pequeno entre o Santa Mônica, Letícia e São João Batista.

É tranquilo e acolhedor.

Hoje abriga o melhor condomínio da região, o Novo Horizonte Jardins, com infraestrutura completa de lazer como piscinas, playground, espaço gourmet, quadra poliesportiva e academia.

Além disso, se encontra bem próximo da Estação Venda Nova e do centro comercial da região, onde você encontra de tudo sem precisar se deslocar para o centro da capital.

Rio Branco

Também chamado de Visconde do Rio Branco, sua ocupação inicial se deu por um conjunto habitacional da COHAB.

O bairro teve um grande crescimento populacional a partir da década de 1980, quando receberam cerca de 18 mil novos habitantes. Nessa área, houve uma tendência para a construção de casas com mais de dois pavimentos, para abrigar os novos moradores.

O fato de seus terrenos contarem com uma situação regular junto à Prefeitura garantiu grandes investimentos no setor da construção civil.

Letícia

O bairro é tranquilo e a taxa de violência no bairro é baixíssima ganhando de bairros de classe média e média alta.

Suas principais vias de acesso são Av. Vilarinho, Padre Pedro Pinto, Av. Liege e Av. Santa Maria.

Em algumas partes do bairro são encontrados muitos comércios, além de ser rodeado pela colônia de férias do Sesc , um dos maiores do sudeste brasileiro, considerado o pulmão de Venda Nova.

Mesmo com o desenvolvimento, o bairro preserva a tranquilidade.

Formado basicamente por casas, o Bairro Letícia teve uma ocupação muito rápida e hoje é difícil encontrar lotes para construção de imóveis.

Santa Mônica

Até a década de 1950, a área onde está o bairro exibia um cenário rural, repleta de sítios e fazendas.

O bairro Santa Mônica teve um grande crescimento populacional a partir da década de 1980, quando recebeu um volume muito grande de novos habitantes.

Tal notícia causou alvoroço entre os donos das terras, que acabaram por se desfazer das suas propriedades. A partir daí, e com o desmembramento dos antigos espaços de cultivo e criação de animais, lotes menores passaram a ser ofertados na região.

De lá para cá, o bairro se transformou e conversa tão bem com os bairros da região da lagoa, que mais parece com os bairros da região da Pampulha do que com os outros de Venda Nova.

Morar no Santa Mônica é estar em um dos pedaços mais charmosos da Pampulha e Venda Nova e poder desfrutar todas as vantagens presentes no vetor norte da capital mineira.

Como essa região conjuga localização e completa infraestrutura, vivenciar seu cotidiano significa ter tudo por perto e ainda contar com vasta acessibilidade.

Esse conjunto de qualidades faz o bairro cada dia mais atrativo e chama a atenção de quem busca um endereço capaz de proporcionar praticidade, conforto e lazer.

Aqui no Blog você encontra muito mais detalhes sobre os bairros da Pampulha, confira.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.