Vai comprar seu primeiro apartamento? Confira 5 dicas importantes

6 minutos para ler

Quem não deseja sair do aluguel e ter seu próprio imóvel que atire a primeira pedra, não é? Comprar o primeiro apartamento é o sonho de muitas pessoas, que percebem nesse tipo de negócio uma ótima oportunidade de investir em seu patrimônio.

Porém, esse momento pode acabar se tornando um pesadelo quando não é bem planejado. É necessário organização antes de escolher o primeiro apartamento, já que esse momento exige calma e objetividade, deixando a emoção de lado.

Adquirir um bem de valor tão alto sem se planejar pode trazer sérios prejuízos, não somente financeiros, mas também emocionais, pelo fato do imóvel não ser aquilo que se esperava. Mas fique calmo: nós temos a solução!

Continue sua leitura e conheça 5 dicas importantes para a compra do primeiro apartamento. Vamos lá!

1. Procure a melhor localização

Quem são seus vizinhos? Esse é um elemento importante a ser analisado que acaba passando despercebido. Não se deve verificar somente as características internas do apartamento, é importante também enxergar além das paredes.

É um bairro familiar? Possui supermercados, escolas, farmácias e hospitais próximos? Como está a segurança nas proximidades? Como é o acesso ao seu trabalho? Essas informações impactam diretamente na sua qualidade de vida e exigem uma atenção especial.

Por fim, pesquise também como é a qualidade dos serviços públicos na região, topografia do local e possibilidade de crescimento do bairro. Caso seja necessário vender o apartamento no futuro, essas características serão cruciais para a valorização do seu imóvel.

2. Faça a vistoria de seu primeiro apartamento

Essa nossa dica é uma das mais relevantes: jamais deixe de realizar a vistoria do apartamento antes de compra-lo. Esse procedimento é indispensável para atestar as condições de habitação do local, garantindo que ele está apto para ser seu futuro lar.

Em geral, a vistoria é realizada com o intuito de verificar qual o estado de conservação da infraestrutura do apartamento. Ela funciona como um documento, que contém todos os detalhes do imóvel, para que você possa utilizar quando precisar comprovar possíveis problemas ou danos.

Nesse procedimento é importante analisar todos os detalhes do local, como pintura, rede hidráulica e elétrica, portas e janelas, pisos e acabamento. Como esse apartamento será a sua futura moradia, fazer essa vistoria permite que você o conheça com todos os detalhes, evitando surpresas desagradáveis após a mudança.

Verifique ainda se há necessidade de reforma no apartamento, especialmente no que diz respeito aos ambientes danificados, como por infiltração ou acabamento mal feito. Essa é uma maneira de se resguardar de gastos extras, pois, caso a obra seja mesmo necessária, você poderá negociar com o proprietário para realizá-la antes da compra.

3. Conheça suas necessidades

Quais as suas reais necessidades ao buscar o primeiro apartamento? Muitas vezes avaliamos somente a questão financeira e acabamos nos esquecendo de um ponto extremamente importante: o conforto do novo lar.

É essencial avaliar questões, como a quantidade de cômodos, necessidade de área de lazer, quantidade de vagas na garagem, porteiro e segurança do prédio, entre outros elementos que não podem passar despercebidos.

Portanto, antes de começar a procurar, faça uma lista com seus desejos e necessidades, indo além da questão financeira, imaginando coisas que você gostaria de ter ao comprar o primeiro apartamento, como uma vista bonita, lareira e cozinha planejada.

Com essa lista pronta, é possível começar a sua busca. Não se esqueça que nesse momento você pode contar com a ajuda de uma imobiliária, um corretor ou até mesmo de um consultor de imóveis. Como eles já estão adaptados à esse mundo, essa é uma ótima maneira de encontrar o apartamento que se encaixa na sua lista de maneira rápida e eficiente.

4. Planeje-se financeiramente

Quanto você possui para comprar o apartamento? Como as prestações do financiamento vão impactar no seu orçamento? Taxas extras estão inclusas nas suas despesas? Qual tipo de empréstimo você vai optar?

Apesar de parecer assustadora essa grande quantidade de questionamentos, ter uma resposta para cada uma dessas perguntas é essencial no sucesso da sua compra. Por isso, invista no planejamento financeiro!

Como nem sempre é possível quitar o imóvel à vista, muitas pessoas acabam optando pelo financiamento de imóveis. Mas, que tal reduzir os juros das suas prestações e dar uma entrada? Essa é a melhor maneira de quitar seu empréstimo e conquistar o tão sonhado primeiro apartamento!

Não se esqueça também de analisar todas as opções de empréstimo imobiliário, já que elas apresentam variações no prazo para pagamento e também nas taxas de juros. Dessa maneira, é possível manter um controle financeiro mensal para quitar o apartamento sem se endividar.

5. Não tenha pressa

Adquirir o primeiro apartamento é um momento que exige planejamento e cuidado, ou seja, a pressa não deve estar presente. Primeiramente é preciso definir qual o seu objetivo nesse tipo de negociação, como, por exemplo, optar por um imóvel novo ou usado.

Apesar de, num primeiro momento, essa escolha não parecer tão importante, ela é crucial para o sucesso da sua compra.

Afinal, em um imóvel novo você tem o prazer de ser o primeiro morador, não sendo necessário se preocupar com manutenções por um longo período de tempo. Porém, o valor a ser pago é mais alto, o que pode comprometer o seu controle financeiro.

Já um apartamento usado, apesar de apresentar um preço menor, pode exigir a realização de manutenções, especialmente elétricas e hidráulicas. Além disso, não é tão moderno, já que sua infraestrutura é mais antiga.

Portanto, o ideal é que se faça uma pesquisa extensa antes de escolher o primeiro apartamento, com cautela e calma, evitando qualquer arrependimento posterior.

Elabore uma análise de todas as opções e veja quais correspondem melhor aos seus sonhos. Não se esqueça de avaliar os prós e contras do apartamento novo e usado, já que esse fator pode ser crucial para a sua escolha.

Agora que você já sabe o que avaliar ao comprar o primeiro apartamento, já pode começar a sua busca! Não deixe de verificar todos os detalhes do local, além do bairro, para garantir o sucesso da sua aquisição e também o conforto e segurança do novo lar!

Gostou desse artigo e quer se especializar ainda mais no assunto? Então saiba já como escolher um apartamento ideal para morar!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.