Conheça a região de Venda Nova

7 minutos para ler

Antes de mais nada, precisamos dizer que a região de Venda Nova é única! Marcada por uma longa história e por uma veia cultural e, igualmente, comercial fortíssimas, a região hoje é uma das mais expressivas economicamente.

Definitivamente, é uma verdadeira cidade! Em outras palavras, aqui você encontra tudo que precisa e quem mora na região normalmente não troca por nada.

Vem com a gente viajar pela região de Venda Nova!

HISTÓRIA DA REGIÃO DE VENDA NOVA

ORIGEM DO NOME

Anteriormente, quando os tropeiros viajavam pelas ruas de várias cidades, vilas, lugarejos, costumavam pernoitar em pequenas vendas, comércio que eram anexos das casas para depois seguirem viagem para os garimpos.

Uma nova e muito organizada venda foi aberta por um português bem pertinho da igreja matriz.

Quando os tropeiros não conseguiam comprar mantimentos e mercadorias na venda antiga, começaram a falar e comprar da “venda nova”.

E de tanto se falar “da nova venda” do até então povoado com nome de Santo Antônio dos Milagres, Venda Nova foi batizada.

Outra versão para o nome, é que morador mais antigo, Manoel Gonçalves Vilarinho, veio da homônima Venda Nova, freguesia do Conselho de Montalegre, em Portugal e, por isso, batizou o vilarejo com esse nome.

DESENVOLVIMENTO

Ao longo do tempo, a região foi desenvolvendo de maneira natural, e chegou a ganhar caráter de cidade dormitório, pois grande parte da população saía para trabalhar no Centro e em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Belo Horizonte possui aproximadamente 2.500 milhões de habitantes e é dividida em 09 regionais: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova.

Sendo assim, Venda Nova é ao mesmo tempo, uma região de Belo Horizonte e um distrito. Além disso, já pertenceu a Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves antes de ser anexada à capital.

Não se sabe a idade exata da região mais antiga de BH, os documentos antigamente ficavam dentro de malas e baús, guardados nas igrejas e sumir era algo comum.

No entanto, estima-se que o distrito tenha cerca de 300 anos baseado em uma carta enviada por moradores no final do século XVIII à Rainha de Portugal.

Uma “trezentona” e ainda guarda lindas características de cidade de interior. Em contrapartida não é exagero nenhum dizer que o distrito tem vida própria! Sua excelente infraestrutura permite que o morador resolva várias coisas sem precisar se deslocar ao centro da cidade.

Um marco do grande desenvolvimento da região foi a construção da antiga Avenida Nossa Senhora da Piedade, em 1946, hoje Avenida Pedro I, a construção da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, também é outra referência da expansão de Venda Nova.

LOCALIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA

A região de Venda Nova está localizada ao norte da capital Belo Horizonte e além de regional também é um distrito.

Atualmente, uma das principais vias de acesso em Venda Nova é a Avenida Vilarinho que liga a região às avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado. Ao passo que essas avenidas ligam Venda Nova ao centro da capital mineira.

Outra importante via da região é a rua Padre Pedro Pinto, que leva o nome do sacerdote católico romano e importante personalidade na região (o primeiro padre de Belo Horizonte a dirigir um veículo).

A Rua Padre Pedro Pinto é o principal centro comercial de Venda Nova e possui aproximadamente 6 Km de extensão, cortando a região até o município de Ribeirão das Neves.

A Avenida Vilarinho, paralela com a rua Padre Pedro Pinto, é também um importante centro comercial.

A Região de Venda Nova tem extensão territorial de 28,30 Km², e de acordo com o Censo IBGE 2010, tem uma população de 262.183 habitantes.

BAIRROS

Os mais de 40 bairros contam com diferentes opções de linhas de ônibus, bh bus, circulares, suplementares, metrô, agências bancárias, cartórios, polícia e diversas tipos de entretenimento.

O distrito começa ao lado do Minas Shopping, abrangendo os bairros 1º de Maio, São Gabriel, Tupi, Etelvina Carneiro, Jaqueline, Celestino até os bairros Céu Azul e Mangueiras. E passa pela margem norte da Lagoa da Pampulha, incluindo os bairros Itapoã, Planalto, Floramar, São Bernardo, Jardim Atlântico, Santa Amélia, Santa Branca, Santa Mônica, Leblon, Lagoinha, Lagoa, Mantiqueira, Maria Helena, Vila Clóris, Minas Caixa, Parque São Pedro, Serra Verde, Nova York, Jardim dos Comerciários, Jardim Europa, São João Batista, Piratininga e Rio Branco.

LEIA TAMBÉM: Santa Mônica, um dos bairros mais charmosos da Pampulha

EDUCAÇÃO, SAÚDE E LAZER

Educação e Saúde

Venda Nova possui 29 escolas municipais, 17 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e 8 Creches Conveniadas. A região conta com 17 Centros de Saúde, uma Farmácia Distrital, uma Central de Material Esterilizado, um Centro de Reabilitação, o Laboratório Distrital Norte, Venda Nova e Pampulha, um centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e um Centro de Convivência para portadores de sofrimento mental.
 

Além disso, há ainda uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, com capacidade para atender 300 pacientes/dia, além do Hospital de Pronto Socorro Risoleta Neves, com capacidade para se tornar o maior HPS do estado.

FACULDADES

A região de Venda Nova é igualmente referência na educação de ensino superior e, atualmente, possui unidades das melhores faculdades do estado.

  • Centro Universitário Uninter
  • FGV Fundação Getúlio Vargas (Pós-graduação)
  • FAMINAS (Faculdade de Minas)
  • Faculdades Pitágoras
  • Faculdade IBHES/FACEMIG
  • IBS Business School de Minas Gerais
  • Faculdades Kennedy
  • Instituto Metodista Izabela Hendrix
  • Una
  • Faculdade SENAC

SESC VENDA NOVA

O SESC – Serviço Social do Comércio possui em Venda Nova o maior Centro de Convenções e Lazer da América do Sul, que abriga um grande complexo esportivo, cinema, dois teatros, biblioteca, galeria de arte, restaurante, um centro de convenções que atrai turistas de várias cidades. O SESC VN está localizada à rua Maria Borboleta, s/nº, bairro Mantiqueira.

PARQUES

Um dos destaques da região é o Parque Lagoa do Nado, com uma infraestrutura composta por quadras poliesportivas, pista se skate, campo de futebol, pista para caminhadas e muito mais.

O parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. 

Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 7h às 17h45

Localização: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Bairro Itapoã

Entrada gratuita

Além do Parque Municipal Lagoa do Nado, a região também conta, por exemplo, com o espaço da Cidade Administrativa, ideal para fazer caminhadas e andar de bicicleta.

Fonte: Wikipedia, Site PBH,

PERFIL IMOBILIÁRIO

A região de Venda Nova possui uma enorme variedade de perfil de imóveis. Dessa forma, atende desde solteiros até famílias grandes. Atende desde famílias mais abastadas até os orçamentos mais enxutos. Atende quem prefere morar em prédios e condomínios, assim também quem prefere as casas nos bairros mais tranquilos.

Enfim, aqui em Venda Nova tem espaço para todos os estilos!

A Patrimonial Imóveis atual na região há quase 20 anos e conta com uma equipe especialista para intermediar a compra, venda e locação de imóveis em Venda Nova.

Fale com um de nossos Consultores e encontre o imóvel perfeito para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.