6 dicas de organização de imóvel para facilitar seu dia a dia

7 minutos para ler

Quando a bagunça ameaça tomar conta, virar o jogo e colocar cada coisa em seu devido lugar torna-se urgente. Nessa hora, contar com boas dicas de organização é muito importante. Com essa ajuda, fica mais fácil conquistar os benefícios de ter tudo arrumado e experimentar a vida transcorrer mais leve.

Então, trazemos aqui 6 estratégias para dar um jeito no cotidiano do seu lar e das suas finanças. Confira agora quais são!

1. Organize o guarda-roupa

Acostumar-se com guarda-roupa revirado equivale a se render às perdas de tempo e ao estresse. Afinal, esse móvel, desarrumado, dificulta encontrar peças de roupas e calçados quando você vai usá-los — momento em que, geralmente, a pressa é maior.

Por essa razão, a primeira das dicas de organização é dedicada ao guarda-roupa. Retire todas as peças de roupas e objetos de dentro dele para poder limpar e arejar seu interior.

Com a limpeza feita, recoloque as roupas e os demais objetos de volta, separados em categorias, de maneira a serem facilmente encontrados. O truque, aqui, é dar maior visibilidade aos artigos de uso diário, que devem estar sempre à mão.

2. Crie uma rotina de limpeza

Um dos jeitos certeiros de manter a casa ou o apartamento limpo e arrumado é não deixar acumular muitas tarefas. Pois, se acontecer de juntar tudo para fazer de uma vez só, o trabalho vai parecer gigantesco e provocar desânimo. Para evitar esse problema, estabeleça e siga uma rotina de limpeza.

Ao decidir o que fazer a cada dia, pense no que é realmente viável de acordo com o tempo que você tem para dedicar à casa. Uma maneira de não se cansar muito é distribuir os trabalhos por diferentes dias e horários a fim de fazer um pouco de cada vez.

O critério dessa divisão fica por conta daquilo que fizer mais sentido para você, mas um método aconselhável é cuidar dos ambientes secos em um dia e, nos demais, limpar os que podem ser lavados — cozinha, banheiro, áreas de serviço e externas.

3. Otimize os espaços

Ter os móveis certos para o tamanho do imóvel em que você reside significa encontrar o equilíbrio entre o conforto e os espaços vagos. Nesse sentido, é importante posicionar a mobília de maneira a deixar áreas livres para a circulação das pessoas.

Tal cuidado, além de conferir um visual clean aos ambientes, traduz-se em maior segurança para moradores e visitantes. Portanto, se você tem peças muito grandes para a metragem do seu lar, que atrapalham a passagem e provocam tropeções, pense em substituí-las.

No sentido de facilitar a limpeza e a otimizar os espaços, também é ideal ter elementos versáteis, que sejam tão bonitos quanto funcionais. Usados como peças-chave, economizam espaço e servem ainda para guardar as miudezas que, sem um lugar determinado, logo viram bagunça. São, por isso, aliados na organização do lar.

Dentre eles estão as mesas de centro que são revisteiros, os painéis para embutir TV e home theater, as prateleiras para livros e objetos decorativos, as camas com baú e os demais móveis multifuncionais.

4. Dedique atenção à cozinha

Esse ambiente merece toda a atenção já que é nele que se preparam as refeições, devendo estar sempre limpo e agradável. Vamos começar pelo fogão, que pode ser limpo com produto multiúso e lã de aço. No forno, aplicar produto específico para limpá-lo vai facilitar a remoção da gordura das paredes internas e grades.

Caso você tenha um cooktop, lembre-se de nunca deixar respingos grudarem na superfície para evitar o aparecimento de manchas. Limpe o eletrodoméstico com detergente neutro e pano macio úmido, pois é contraindicado utilizar produtos abrasivos nele.

Paredes, pia, parte de fora dos armários e porta da geladeira devem ser limpos com esponja e desengordurante. O chão também vai ficar ótimo com uma passada de pano umedecido em solução que tire a sujeira e dê brilho.

Depois de tudo limpinho, é hora de ajeitar os utensílios nos armários e nas gavetas. Para tal, arrume de maneira que os itens usados com maior frequência fiquem mais acessíveis. Seguindo essa dica, os copos, talheres, panelas e louças de uso diário ficam estrategicamente posicionados, o que facilita seu manuseio.

5. Tenha um orçamento

Casa arrumada, limpa, cada coisa no seu lugar, é a vez de organizar as finanças, pois lar em ordem e vida econômica em dia têm tudo a ver. Afinal, a sensação de bem-estar ligada ao bom andamento do lar depende, em grande parte, de manter as contas em dia.

Isso posto, é fundamental planejar os gastos, ter um calendário de pagamentos e fazer uma poupança para eventualidades e urgências. A forma mais básica de atingir essa meta é elaborar um orçamento.

Essa tradicionalíssima ferramenta de organização financeira é de grande utilidade para programar períodos futuros, porque as entradas e saídas de dinheiro serão elencadas nela. Para fazer anotações da movimentação dos seus recursos, vale usar desde um caderninho até o mais moderno aplicativo online.

O importante mesmo é registrar cada centavo que entra na conta e todas as despesas previstas para cada mês. Com essa simples medida, você terá uma visão realista da sua vida econômica, ficará livre de passar apertos e conseguirá enxergar o quanto sobra para guardar e concretizar seus planos.

6. Estabeleça uma rotina de compras para a casa

Criar uma rotina de compras é mais uma das dicas de organização para deixar a vida financeira em ordem e ficar dentro do orçamento. Veja que pouco adianta caprichar na preparação do orçamento sem conciliar esse cuidado com a criação de uma agenda de compras.

Essa programação deve incluir toda e qualquer aquisição que você pretende fazer em um determinado período de tempo — que deve ser igual ao do orçamento. Dessa maneira, você precisa ter claro o que é preciso levar para a casa e estabelecer datas para fazer tais compras.

Supermercado, açougue, mercearia, padaria, shopping, não deixe nada fora da sua programação. Mas não limite esse planejamento à criação de datas específicas para sair às compras: estabeleça um teto de gastos conforme o seu orçamento para não cair na tentação de extrapolar.

Desse modo, você evita idas excessivas a estabelecimentos comerciais, fica menos sujeito a comprar por impulso e segue aquilo que determinou para o mês.

Como você viu nas dicas de organização acima, empenho é fundamental quando se trata de pôr a casa em ordem. Tal postura mostra-se determinante tanto para alcançar a meta de viver em um ambiente agradável como para poupar e realizar seus sonhos. Em ambas as situações, planejar as ações e seguir firme até conseguir o que ficou estabelecido são condutas fundamentais.

Note que conquistas dependem de foco e persistência, além, é claro, de saber fazer as melhores escolhas. Se o seu próximo objetivo é encontrar o apartamento ou a casa ideal, nós da Patrimonial Imóveis temos a solução. Entre em contato conosco, teremos a maior satisfação em conduzir você ao seu futuro lar!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.