5 dicas para contratar o corretor imobiliário certo

6 minutos para ler

Procurar um imóvel para morar não é uma tarefa das mais fáceis. Seja para vender, alugar ou comprar, o ideal é buscar profissionais sérios e renomados no mercado. Contar com um corretor imobiliário experiente facilita o processo, ajuda a proteger os direitos previstos em lei e dá o respaldo jurídico e a segurança necessária com relação à documentação.

Para ajudar você a escolher o melhor corretor, evitando que haja problemas em sua negociação, preparamos este post com 5 dicas muito importantes. Ficou interessado? Confira agora mesmo!

1. Busque um corretor imobiliário credenciado

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o corretor está devidamente registrado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Esse registro é obrigatório para os profissionais — e atuar sem estar devidamente cadastrado é crime.

Em geral, os corretores já deixam o número de seu CRECI visível no cartão de visitas e em outras peças de divulgação, para evitar dúvidas a respeito de sua credibilidade. Se você não tiver essa informação, consulte o conselho sobre a habilitação do profissional.

Além de garantir que o corretor é cadastrado, o CRECI também serve para registrar histórico de multas e advertências que eventualmente ele possa ter recebido no exercício da sua função. Isso facilita muito na hora de escolher acertadamente.

O órgão também recebe reclamações, caso haja violação de direitos do consumidor, e pode ajudar em possíveis ações judiciais, caso você precise ingressar com esse recurso.

2. Pesquise a respeito dos melhores corretores

A internet pode ajudar muito na hora de escolher o corretor certo! Fazer uma pesquisa no Google vai dar a você informações importantes, como:

  • reputação do profissional nas redes sociais;
  • possíveis reclamações sobre ele em sites especializados;
  • menções positivas aos melhores corretores da região etc.

Se encontrar alguma reclamação, é importante avaliar se ela é recorrente. Às vezes, um desentendimento entre corretor e cliente pode ser pontual e não deve manchar a reputação do profissional. Mas se houver várias pessoas com queixas semelhantes, esse é um sinal de alerta para buscar opções mais seguras.

Entre as atribuições do corretor, estão:

  • mostrar-lhe as opções de imóveis que se encaixam nas necessidades do cliente;
  • apresentar o imóvel em uma visitação;
  • expor o projeto desenvolvido e a região próxima ao imóvel;
  • verificar se a construção está totalmente em bom funcionamento;
  • organizar os papeis necessários durante o processo de negociação etc.

Um bom profissional deve realizar todas essas atividades sem se eximir de nenhuma. Já pensou ter problemas na compra de um imóvel que está em disputa por herança, apenas porque o corretor não checou toda a documentação adequadamente? O assunto é importante, portanto, todo cuidado é pouco!

3. Converse com pessoas experientes no mercado

Quem sabe mais a respeito do mercado imobiliário são aqueles que estão habituadas a fazer negócios nesse ramo. Por isso, antes de escolher o melhor corretor para a sua negociação, converse com investidores e outras pessoas que utilizaram esses serviços há pouco tempo.

Uma indicação pode ser o detalhe essencial para fechar negócio de modo tranquilo e rápido. Como em toda profissão, o boca a boca é uma das maiores armas para captação de novos clientes. Lance mão disso e converse com conhecidos para confiar seu dinheiro a uma pessoa idônea e bem-conceituada.

Depois da indicação, vale à pena voltar a pesquisar para ter a certeza de que a escolha é a melhor para o que você precisa.

4. Veja se existem especialistas na região de interesse

Para escolher um corretor de imóveis que, de fato, atenda às suas expectativas, procure um profissional especialista nas regiões em que você mais tem interesse. Ele conhece todos os detalhes do lugar, desde valores por metro quadrado — avaliando se o preço está dentro do praticado no mercado — até detalhes como segurança e infraestrutura.

Se você conseguir achar um corretor que trabalhe especificamente na localidade onde deseja adquirir um imóvel, peça as principais informações a respeito do bairro em questão, como taxa de crescimento e possibilidade de valorização. Isso pode garantir que sua compra seja acertada e lucrativa ao mesmo tempo!

Lembre-se que o imóvel é um bem caro, que exige controle financeiro para desembolsar uma boa soma de dinheiro. Além disso, ele vai estar na sua vida provavelmente por muito tempo. Então, é importante garantir que você tenha retorno financeiro, no caso de uma revenda.

5. Verifique se o corretor é vinculado a uma imobiliária

Esse é um ponto muito importante na hora de encontrar o melhor corretor imobiliário para você. Em geral, os profissionais mais competentes e renomados no mercado são disputados pelas melhores empresas — e esse é um indicativo de boa procedência e de idoneidade.

Se ele for colaborador de uma imobiliária, verifique se ela tem o registro no CRECI e a quantas anda sua reputação perante os clientes que fecharam negócio com a empresa. Essa é uma pesquisa que evita transtornos e ajuda você a vislumbrar como será a sua negociação.

Imobiliárias respeitadas no mercado geralmente garantem uma transação mais tranquila, sem pendências ou transtornos decorrentes de problemas como:

  • falta de documentação;
  • inadimplência do proprietário anterior;
  • falta de pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU), entre outros.

Claro que existem corretores de imóveis independentes que são muito respeitados no mercado imobiliário. Mas quando um profissional credenciado e experiente trabalha em uma empresa honesta a garantia é ainda maior.

Não deixe de buscar bons profissionais, com reputação positiva no mercado de trabalho. Embora pareça mais fácil e barato lidar diretamente com os proprietários dos imóveis, essa é uma transação que pode trazer sérios riscos e prejuízos financeiros.

Antes de sair pesquisando por imóveis nos portais especializados em compra, venda e locação, o ideal é que você busque uma imobiliária renomada e capaz de assegurar que sua negociação será tranquila e dentro da legalidade.

Sente-se mais seguro para procurar o corretor imobiliário ideal para o que você precisa? Gostaria de saber mais a respeito dos serviços de uma imobiliária e quais suas obrigações perante o comprador? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços e a experiência de nossos profissionais!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.