5 dicas práticas de como administrar melhor o seu tempo

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Encarar uma rotina com múltiplas tarefas pode criar a impressão de que a vida é uma autêntica maratona. No meio dessa constante correria, é comum as demandas se acumularem e virarem urgências. Com isso, ansiedade, nervosismo e estresse tendem a ser inevitáveis.

Mas, calma, se você está tendo problemas para lidar com a agenda apertada, vamos indicar 5 meios seguros de como administrar o tempo. Acompanhe!

1. Prepare uma lista de compromissos

Quando há muito o que fazer, não basta organização mental, é preciso ordenar as demandas de um jeito menos abstrato. Para isso, anote as atividades — pode ser no post-it, na agenda física ou virtual — de forma a poder visualizar todas elas.

É importante, nesse caso, não deixar nada de fora, para ter a exata noção do que é necessário realizar em determinado período. Dessa maneira, fica mais fácil gerenciar o que precisa ser feito e cumprir os prazos.

2. Elenque as prioridades

Com a lista de afazeres pronta, é hora de definir a ordem em que cada obrigação vai ser cumprida. Coloque na ordem do dia os trabalhos que não podem mais esperar, pois estão atrasados ou com prazo quase esgotado.

Logo a seguir, programe as atividades futuras, que ainda podem ser executas com tranquilidade. Muito cuidado com elas: por parecerem distantes na linha do tempo, podem acabar sendo deixadas para a última hora, saírem malfeitas ou nem serem entregues.

3. Tenha foco

Querer fazer muito em um curto período é correr o risco de se perder em meio ao caos e desorganização. Isso sem contar o perigo da perda de qualidade, já que a pressa implica em menor atenção e maior probabilidade de erro.

Para evitar esses males, e garantir que tudo vai sair conforme o planejado, dentro do prazo e com qualidade, concentre seus esforços em uma tarefa de casa vez. Dedique-se a ela integralmente e esqueça todo o restante, ao menos até o seu término.

4. Desligue as distrações

Para garantir sua concentração, e que o tempo estabelecido para cada atividade será realmente empregado nela, crie o ambiente certo. Ao ser redor, nada deve chamar a atenção e distrair você da ocupação principal. Para tanto, coloque o celular no mudo e desconecte-se das redes sociais, lembrando ainda de sair dos aplicativos de mensagens.

Se você precisa de tranquilidade para trabalhar, e tem muito ruído ao seu redor, busque um lugar menos barulhento. Caso não seja possível, apele para música baixa e fones de ouvido, para cria uma atmosfera propícia.

5. Faça intervalos regulares

Acha estranho encontrar um convite ao descanso em meio a dicas de como administrar o tempo? Veja, a cabeça cansada reduz o nível de produtividade, assim como a eficiência. Então, não adianta exagerar nas doses de trabalho, é preciso saber dosar os esforços de forma a manter o rendimento em alta.

Portanto, faça pausas para descansar, quando estiver desenvolvendo atividades demoradas. A cada hora, por exemplo, faça um intervalo de 15 minutos para desocupar a mente e, depois, voltar com energia redobrada.

Como administrar o tempo depende em grande parte de planejamento, programe-se para seguir as dicas acima com persistência. Claro que existem condições que contribuem ainda mais para a rotina transcorrer sem correria, como morar perto do trabalho, por exemplo. Afinal, passar grande parte do dia no trânsito vai de encontro a qualquer planejamento de tarefas. Não esqueça disso, se você está pensando em mudar para uma casa nova ou apartamento!

Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude aqueles amigos que também têm problemas para gerenciar o tempo!

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