5 dicas práticas e fundamentais para ajudar a organizar a casa

6 minutos para ler

Conciliar a rotina profissional com as demandas do lar é uma tarefa desafiadora para a maioria das pessoas. Organizar a casa, então, na correria do dia a dia, acaba se tornando a menor das prioridades. Aí, o caos tende a se instalar, gerar mal-estar, desconforto e muita dificuldade para encontrar o paradeiro de roupas, sapatos e outros objetos.

Se essa situação tem sido recorrente em sua vida, não desanime: descubra, a seguir, jeitos simples e certeiros de colocar tudo em ordem!

1. Estabeleça um cronograma de limpeza e arrumação

Planejar a execução dos trabalhos domésticos, distribuindo-os para serem realizados ao longo da semana, ajuda a lidar melhor com a trabalheira. Assim, estipule um ou mais cômodos para cuidar, intercalando ambientes secos e molhados, por exemplo.

Claro que você vai precisar definir períodos específicos para cada atividade, já que a ideia é justamente não acumular todas em um dia. A boa notícia é que, em poucos minutos, é possível fazer muita coisa. Para isso, é necessário ter bastante organização, assunto da próxima dica.

2. Crie uma lista de tarefas

Você separou um espacinho na agenda e vai investir esse tempo em deixar sua casa ou apartamento agradável e arrumado. A hora, agora, é de listar os afazeres por ordem de importância.

Esse é o momento de dar aquela passada de olhos crítica pelos espaços e determinar o que vai ser melhorado em cada um deles. Com essa relação pronta, estabeleça a sequência dos trabalhos, de acordo com o que parecer lógico a você.

3. Limpe um cômodo de cada vez

Nada de virar seu lar todo de pernas para o ar: pegue uma área e limpe-a todinha antes de partir para a próxima. Tomar essa atitude é seguir seu cronograma, aquele que você preparou cuidadosamente após muita observação.

Em função disso, primeiramente acabe tudo o que deve ser feito em um ponto, para só depois prosseguir. Lembre-se de consultar seu cronograma para verificar em que ordem você escolheu completar os serviços.

4. Elimine toda a sujeira e bagunça

Você já ouviu dizer que um minuto de organização economiza uma hora inteira perdida em meio à confusão? Pois é, deixar cada coisa em seu lugar equivale a encontrar tudo com facilidade, na hora que você precisar, sem estresse.

Aliar essa arrumação à limpeza vai resultar em ambientes aconchegantes e práticos: aí, é só tomar o cuidado de manter. Mas para atingir esse estado, que é o ideal e plenamente alcançável, é necessário pôr as mãos à obra:

No quarto

Comece pelos armários e gavetas: retire tudo que não estiver limpo ou que tenha sido utilizado pela última vez há mais de 3 meses. Desfaça emaranhados de peças e separe as que estão amassadas e necessitam de uma boa passada. Guarde as restantes, cada uma em seu devido lugar.

Uma boa maneira de não perder tempo na hora de se vestir é ter as roupas de uso cotidiano dispostas em cabides: elas estarão sempre lisinhas e fáceis de visualizar. Pense em fazer um rodízio de acordo com a estação do ano, para evitar que seu guarda-roupa volte a ficar lotado e desorganizado.

Na sala

Prateleiras repletas de miudezas costumam juntar pó, portanto, opte pela praticidade e prefira sua decoração com poucos enfeites. A mesa do computador pode ser igualmente problemática, na medida em que a papelada acaba se acumulando com o tempo. Não deixe isso acontecer: veja o que deve ser mantido e guarde ou jogue o restante fora.

Plantas no chão dificultam a hora de varrer, por isso, pendure-as; além disso, tenha tapete somente se a questão estética superar a canseira que ele dá. Cortinas são trabalhosas: analise se você realmente precisa delas. Em caso afirmativo, higienize-as de tempos em tempos, seguindo o método apropriado ao material de fabricação.

No banheiro

Aqui, o segredo é tirar toalhas, tapetinhos e todos os outros objetos e caprichar na lavagem. Esse procedimento deve incluir a bacia sanitária, a cuba da pia, as paredes, o piso e o box. Cuidado com as tomadas e com a fiação do chuveiro elétrico: jogar água nelas é correr o risco de levar um choque.

Na cozinha e área de serviço

Esses são outros lugares que se beneficiam de bastante água e sabão, tanto no piso como nas paredes. Quanto aos eletrodomésticos, confira as seguintes dicas:

  • fogão: existem desengordurantes que prometem milagres; apenas atente para o uso de luvas quando utilizar produtos agressivos à pele;
  • geladeira e micro-ondas: você pode aplicar produtos apenas na parte de fora; dentro, só esponja umedecida na água;
  • parte interna e externa dos armários: use limpador multiúso, que não faz espuma e é simples de remover.

Quando a desordem tomar conta dos móveis da cozinha, a saída é organizar, dispondo:

  • os mantimentos em um espaço só deles;
  • os pratos e os talheres agrupados por tipos;
  • os copos enfileirados conforme o tamanho e finalidade;
  • as toalhas de mesa e panos de prato na gaveta.

Em todos os ambientes

Se você decidiu atacar definitivamente a sujeira e estabelecer a organização, será preciso armar-se de produtos capazes de auxiliá-la a ganhar essa luta.

Até aqui, no decorrer das nossas dicas, descrevemos o processo e produtos indicados para diversas situações. Para continuar facilitando a sua vida, preparamos a lista abaixo com todo esse “arsenal” básico, confira:

  • detergente (em pó e líquido);
  • limpador multiúso;
  • desengordurante;
  • água sanitária;
  • desinfetante perfumado;
  • esponjas;
  • lã de aço;
  • vassoura;
  • flanelas;
  • panos de chão;
  • balde.

Atenção também aos materiais necessários à arrumação:

  • escadinha para alcançar os locais altos;
  • sacos de lixo grandes e resistentes para jogar fora o que não servir mais;
  • caixas de papelão para acondicionar os objetos fora de uso;
  • etiquetas para identificar o que está em cada caixa.

5. Faça da animação sua aliada

Organizar a casa não é bem a sua praia, você ainda nem começou e já está desmotivada só de se imaginar com a mão na massa? Abandone esse pessimismo e pense no resultado: certamente vai ser compensador estar em um imóvel limpo, cheiroso e arrumado.

Tocar uma playlist animada é uma estratégia eficiente no sentido de buscar o encorajamento que está faltando. Aí, é só colocar o som no volume alto e agitar a transformação do seu lar em sincronia com as músicas!

Organizar a casa pode ser prazeroso ao engajar mais gente nas tarefas: convoque quem mora com você a enfrentar ao seu lado a guerra contra a desordem. Feito a quatro mãos, o trabalho vira logo uma gostosa parceria e acaba mais rápido. Para manter tudo ajeitado e limpo, vale o mesmo engajamento, além da consciência de não deixar que a bagunça e a sujeira acumulem.

E então, gostou dessas dicas? Siga-nos no Facebook e não perca nenhuma de nossas publicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.