Academia em casa: como montar a sua

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Nosso lar virou nosso espaço no mundo!

Podemos comemorar em casa, elaborar cardápios diferentes, descansar, trabalhar e cuidar da saúde física e mental. Por que não treinar?

Seja para práticas de funcional ou treino de força, um pequeno espaço na sala ou no quarto, no quintal, na garagem, mais dedicação e alguns itens serão o suficiente para o seu espaço de treinos em casa!

Ponto de partida

O treino consiste na prática de alguma atividade física, seja ela de pequeno ou de intenso esforço, com auxílio de aparelhos ou não, com o objetivo de cuidar do corpo físico, do condicionamento, da imunidade e da sanidade mental.

Com disciplina, entusiasmo e constância, qualquer indivíduo pode e deve ter um espaço de prática de atividade física em casa.

Prepare o ambiente

Realizar o treino em casa é algo bastante proveitoso, pois não exige do esforço de um deslocamento e do custo fixo de uma mensalidade.

Para preparar o ambiente de sua casa, não é necessário ter muito espaço.

Para iniciar a prática, é essencial escolher um cantinho da casa que seja agradável, bem arejado e com boa iluminação. 

Se esse espaço não existir, um pedacinho do quarto ou da sala é o suficiente!

Use de recursos como organização, rotina, e música para manter sua mente focada. Independente do objetivo do seu treino, é fundamental ajudar sua mente a se manter focada.

Se o objetivo do treino for relaxar e desestressar, opte por músicas calmas, se para desestressar e ganhar força, procure um ritmo que te dê animo e energia!

Desfrutar de um espaço com a sua cara é um dos grandes benefícios de treinar em casa.

Se você possui um cômodo que pode acomodar bem seu espaço de ginástica, invista em alguns itens para melhorar seu desempenho.

Uma boa iluminação, espelhos, caixa de som e um piso como tatame ou emborrachado contribuirão para deixar seu espaço com cara de academia.

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Escolha os melhores exercícios para você

Da yoga ao funcional! Escolha o que mais combina com seu objetivo e estilo.

Lembre que o importante é sair do automático e cuidar da saúde.

Pular corda
Fazer agachamento
Abdominal
Polichinelo
Alonagamentos
Meditação
Yoga
Hit
Golpes de luta

São alguns exercícios de uma lista infinita de atividades que podem ser feitas em casa.

Hoje em dia é possível acessar vídeos no YouTube ou até mesmo contratar um profissional para desenvolver treinos feitos exclusivamente para você.

Quais itens ter em casa?

Colchonete

Se você está montando ume espaço para a suas atividades é interessante começar pelo tapetinho ou colchonete para os alongamentos e realização de alguns exercícios livres.

O chão duro pode dificultar a realização de alguns exercícios.

Faixas elásticas

Você pode usar a faixa elástica para exercícios de flexões na barra e no chão, além dos agachamentos, remada, rosca, elevação lateral, glúteo.

A faixa é um item simples, leve, pequeno e prático de utilizar e guardar.
O peso do corpo auxilia no desenvolvimento das atividades, então, não duvide do poder das faixas.

Barra Fixa

A barra permite a execução de exercícios suspensos. Por ser instalada em uma parede não ocupa espaço em cômodos com trânsito de pessoas.

Faixas de suspensão

As faixas de suspensão são, basicamente, duas faixas que podem ser penduradas em uma porta ou na barra fixa, permitindo um esforço maior e um grau de mais dificuldade para exercícios com o peso corporal.

Kettlebells e Halters

Os famosos pesinhos permitem que você realize exercícios pesados e explosivos no conforto do lar, fortalecendo especialmente a parte superior do corpo.

À medida que os treinos e os exercícios vão evoluindo, os pesos também.
Essas duas opções não são grandes e permitem ficar em algum cantinho da casa embelezando o ambiente!

Colete de peso ou sacos de areia

Invista em um colete de peso ou sacos de areia, e seu treino inteiro se tornará bem mais desafiador.

Cuidado para não sobrecarregar o corpo com um colete pesado demais.
 
Comece devagar e aumente a carga aos pouquinhos. Conte com a avalição física de um profissional antes de iniciar a prática dos treinos e não faça atividades sem o conhecimento e o respaldo de um educador físico.

O objetivo é trazer solução e cuidar da saúde, não criar lesões e comprometer seu corpo físico!

Lembre-se, seu lar é seu mundo e seu corpo é seu lar!

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