Conheça 6 principais truques de limpeza para a casa

3 minutos para ler

Fazer a manutenção cotidiana da casa ou executar aquela faxina caprichada exige boas doses de esforço. Nessas autênticas batalhas contra a sujeira, nas quais toda ajuda é bem-vinda, os truques de limpeza representam importantes aliados. São práticas simples, mas consagradas por serem bastante úteis na hora de colocar tudo em ordem.

Quer conhecer 6 jeitos fáceis e certeiros de lidar com as tarefas mais trabalhosas? Então continue a leitura e confira!

1. Usar vinagre na gordura do fogão

Deixe de lado tudo que você sempre soube a respeito de limpar forno e fogão, pois a partir de agora eles vão brilhar de outro jeito. Isso mesmo, com vinagre branco! Um desengordurante barato, eficiente e pouco agressivo à pele.

Use-o borrifado nas áreas a serem limpas, deixe agir por 15 minutos e, depois, esfregue uma esponja e detergente até tirar todas as crostas e resíduos.

 2. Aplicar amônia nas manchas dos utensílios

As marcas de óleo queimado nas panelas e frigideiras podem ser mais facilmente removidas se você usar amônia. O produto deve ser aplicado sobre os recipientes, que precisam ficar de molho, em um saco plástico fechado.

Após algumas horas, abra o invólucro e, tomando o cuidado de não inalar o produto, esfrega a peça com lã de aço ou esponja embebida no detergente.

3. Utilizar o limão contra a ferrugem

A acidez do limão combate as moléculas da ferrugem, o que faz do seu sumo uma poderosa arma quando o objetivo é eliminar oxidações. Metal, tecido e outros materiais atacados pela mancha amarela também se beneficiam do uso da substância. O suco precisa agir por alguns minutos sobre a parte afetada para surtir efeito.

4. Alcançar o teto com rolo de pintura

Limpar o teto demanda usar uma escada: procedimento desajeitado e perigoso. A solução, nesse caso, fica por conta do rolo de pintura conectado a um cabo extensor. Nele, você enrola um pano umedecido na água sanitária (ou em outro produto que prefira), esfrega na superfície e, pronto, sujeira eliminada.

5. Promover a autolimpeza do micro-ondas

Dentre os truques de limpeza, esse é na linha “por que não pensei nisso antes?”. É necessário apenas uma vasilha, água e limão. Você mergulha a fruta no líquido, coloca dentro do aparelho e regula para cerca de dois minutos, em potência alta. Isso feito, retire a sujeira, já amolecida, com auxílio de um pano ou esponja.

6. Passar bicarbonato e água oxigenada na louça sanitária

Momento dos mais temidos em qualquer ação de higienização, branquear o vaso parece até impossível. Mas não é: faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água oxigenada e passe nas partes escurecidas da louça. Se quiser um efeito ainda mais forte, acrescente suco de limão. Esfregue, deixe de molho por uns 20 minutos e enxágue.

Os truques de limpeza acima elencados devem ser usados sem moderação: experimente cada um deles quantas vezes quiser. Note a simplicidade de tais métodos, e o fato de não exigirem grandes gastos — motivos a mais para incorporá-los à rotina da sua casa ou apartamento. O resultado vai ser um imóvel impecável e você livre de cansaços desnecessários!

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos ligados à qualidade de vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.