Santa Mônica em BH: um dos bairros mais charmosos da Pampulha

4 minutos para ler

Morar no Santa Mônica BH é estar em um dos pedaços mais charmosos da Pampulha e poder desfrutar todas as vantagens presentes no vetor norte da capital mineira. Como essa região conjuga localização e completa infraestrutura, vivenciar seu cotidiano significa ter tudo por perto e ainda contar com vasta acessibilidade.

Esse conjunto de qualidades faz o bairro cada dia mais atrativo e chama a atenção de quem busca um endereço capaz de proporcionar praticidade, conforto e lazer. Siga lendo e saiba mais sobre esse pedaço tão especial da cidade!

Breve história do Santa Mônica BH

Até a década de 1950, a área onde está o bairro exibia um cenário rural, repleta de sítios e fazendas. Esse panorama se modificou a partir do anúncio de uma reforma urbana, cuja realização demandaria desapropriações na localidade.

Tal notícia causou alvoroço entre os donos das terras, que  acabaram por se desfazer das suas propriedades. A partir daí, e com o desmembramento dos antigos espaços de cultivo e criação de animais, lotes menores passaram a ser ofertados na região.

Mas o seu desenvolvimento ainda demorou, tomando conta dessa parte de BH de forma notável, principalmente a partir de 1970. De lá para cá, o bairro se transformou no que é atualmente: próspero, desenvolvido e muito valorizado por quem faz questão de morar com toda qualidade.

Localização estratégica

O bairro fica entre duas regiões completas da capital: a Pampulha e Venda Nova — além de estar a menos de 3 km do Aeroporto da Pampulha. Um dos acessos da localidade é a Avenida Érico Veríssimo, que, conectada ao sistema viário da cidade, serve de ligação a pontos destacados e aos principais corredores de tráfego do entorno.

Outras muitas vias locais agregam ampla mobilidade ao Santa Mônica BH, a exemplo da Rua dos Astecas e Avenida Sinfonia, caminhos que levam à Lagoa da Pampulha. Comprovando a boa oferta de opções para o deslocamento de moradores e visitantes, as avenidas Ministro Oliveira Salazar e Augusto dos Anjos representam mais ligações às diferentes regiões do município.

O transporte público cumpre bem o seu papel na acessibilidade local, pois ali circulam sete linhas de ônibus, algumas delas integradas à Estação Vilarinho — que reúne 47 linhas de ônibus e conta com estação do metrô.

Benefícios que o bairro tem a oferecer

Seu farto comércio, com restaurantes, supermercados, farmácias e tudo para o dia a dia proporciona amplas alternativas de compras e serviços no Santa Mônica. Lá também há escolas, tanto públicas como particulares, e, nas proximidades, uma das maiores e melhores instituições de ensino superior do país: a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Outras comodidades estão à disposição de quem escolhe uma casa ou um apartamento no bairro, porque nele há o Centro de Saúde Santa Mônica, além de laboratórios, agências bancárias, casas lotéricas e lojas, complementando as diversas possibilidades para uma rotina cômoda.

Lazer e cultura fazem parte das atrações a que os moradores locais têm fácil acesso. Dentre os espaços em que se pode passar agradáveis momentos, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha chama atenção, com seus belíssimos jardins, espelhos d’água e a orla da Lagoa.

Lá, a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube, a Casa de Baile e o Museu de Arte da Pampulha são destinos certos para os momentos de contemplação e entretenimento de quem mora nessa vizinhança.

Santa Mônica BH, como você pôde ver, é na medida para quem busca pelos diferenciais somente presentes nos melhores bairros. Então, em sua busca por uma nova residência, coloque esse lugar entre os que você precisa conhecer. E, para facilitar a sua procura pelo imóvel ideal,  não abra mão de ajuda especializada!

Já conhece o Santa Mônica? Deixe seu comentário aqui, indicando os lugares mais incríveis no bairro!

Posts relacionados

6 thoughts on “Santa Mônica em BH: um dos bairros mais charmosos da Pampulha

  1. sou do interior de minas Andradas divisa com são Paulo estou de mudança para BH no bairro Santa Monica .
    o que vs me falam sobre esse bairro .

    1. Ei Isabel, como vai? Com certeza você fez uma excelente escolha pelo bairro Santa Mônica! Um bairro com excelente custo X benefício, infraestrutura completa (supermercados, bancos, drogarias, comércio local e serviços dos mais variados). É um bairro segura e com excelente localização, já que fica próximo ao centro comercial de Venda Nova e também com fácil acesso à região central da cidade. Precisando de ajuda é só nos chamar! Um abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.