Imóvel no vetor norte de BH: conheça suas vantagens de morar na região

6 minutos para ler

Conhecer as vantagens de morar em um imóvel no vetor norte de BH pode fazer toda a diferença no momento de alugar ou comprar aquele que será seu próximo lar. A região tem se desenvolvido muito nos últimos anos e despontado como uma das melhores opções de moradia hoje na cidade.

Ao ler este post, você vai entender o porquê dessa tendência e conhecer um pouco mais dos benefícios presentes na região. Depois da leitura, certamente seu olhar sobre essa região especial da cidade será outro e, quem sabe, vai desejar, também, fixar residência por lá?! Confira!

Desenvolvimento econômico

Conforme mencionado, a região conhecida como vetor norte — que compreende parcialmente os municípios de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Sabará, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Contagem, Confins, Esmeraldas, Vespasiano, Jaboticatubas e Betim — tem passado por um grande desenvolvimento econômico.

As principais razões disso são:

  • reativação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves;
  • construção da via Linha Verde (duplicação da MG-010);
  • instalação da Cidade Administrativa de Minas Gerais;
  • chegada do laboratório-fábrica da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig);
  • instalação do Corredor Multimodal de Alta Tecnologia com investimentos em área da saúde, tecnologia da informação, defesa e aeroespacial etc.

Todos esses empreendimentos, vindos tanto da iniciativa pública quanto privada, trouxeram novos ares e um avanço considerável na economia e no comércio da região de forma geral. O melhor de tudo é que o perfil dos bairros ainda se mantém diverso e oferece diversas opções aos moradores da região.

Variedade no perfil dos bairros

O vetor norte, por compreender uma região bastante extensa — de acordo com o que apresentamos no tópico anterior—, possui boa variedade no perfil dos bairros. Alguns com um padrão mais elevado, ainda que não estejam no perfil de bairros nobres, como acontece com o Santa Amélia, por exemplo. Outros com um custo de vida mais em conta mas com diversas facilidades e serviços como na região de Venda Nova.

Vamos começar pelo bairro Santa Amélia, um dos que mais cresceu no vetor norte nos últimos anos.

O fácil acesso a padarias, farmácias, escolas, supermercados bem como bares e restaurantes que atraem pessoas até mesmo de outras regiões da cidade, como Butecário, Fanáticos Esporte Clube e Frango Americano, são grandes atrativos do bairro.

No caso da região de Venda Nova, com bairros como Parque São Pedro, Jardim Ana Lúcia e Cenáculo, existem excelentes vantagens por conter um dos maiores centros de lazer da América Latina, o SESC Venda Nova. A presença do Shopping Estação BH na avenida Cristiano Machado é outra opção disponível nas redondezas.

Além disso é uma região bem equipada na área de saúde com diversas clínicas especializadas e hospitais como o Risoleta Neves que pode se tornar o maior Hospital de Pronto Socorro (HPS) do Estado de Minas Gerais.

Em termos de mobilidade, existe o metrô com a estação Vilarinho, o BHBUS e o MOVE, ofertando diversas possibilidades de deslocamento aos moradores da região.

Proximidade a áreas de lazer

Para além da tradicional Lagoa da Pampulha e dos demais parques e áreas verdes que compõem a Regional, vale lembrar que o vetor norte oferece excelente opções de turismo por estar próximo à Linha Verde, principal saída para a Serra do Cipó — local de vários atrativos naturais como montanhas, trilhas e cachoeiras.

Além disso, municípios como Jaboticatubas, Esmeraldas, Lagoa Santa, Sabará e São José da Lapa não deixam de ser opções de lazer fora da cidade, mas ainda assim na região e na rota de seus bairros.

Para quem gosta de passeios aos finais de semana, todas essas cidades podem ser excelentes opções para curtir um momento diferenciado em família ou a dois.

Acesso a avenidas importantes da cidade

Várias avenidas importantes da cidade cruzam diferentes pontos do vetor norte, como Cristiano Machado, Presidente Antônio Carlos, Pedro I, Tancredo Neves, Otacílio Negrão de Lima, Linha Verde e outras menos utilizadas pelo restante do município, mas importantes para a circulação de algumas regiões do vetor, como a Avenida Portugal.

Só para citar exemplos, veja alguns dos bairros que estão próximos a Cristiano Machado:

  • Vila Clóris;
  • Planalto;
  • Floramar/Jardim Guanabara;
  • Serra Verde;
  • Letícia;
  • Venda Nova (Parque São Pedro, Jardim Ana Lúcia e Cenáculo).

A Presidente Antônio Carlos, avenida na qual está localizada uma das universidades mais renomadas do país, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é caminho para os seguintes bairros:

  • Santa Mônica;
  • Santa Amélia;
  • Copacabana;
  • Céu Azul;
  • Itapoã;
  • Santa Branca;
  • Jardim Leblon.

Alguns desses bairros passam também pela Avenida Pedro I, outra via de acesso bastante importante na região da Pampulha e para outras áreas do vetor norte que abrigam bairros como:

  • São João Batista;
  • Candelária;
  • Rio Branco/Piratininga;
  • Heliópolis;
  • Jardim Europa.

Como você pôde perceber, são muitas as vias de acesso para as diversas localidades citadas. Essa é certamente mais uma vantagem que morar nesta região traz a quem opta por essa área da cidade.

Variedade nas faixas de preço

Conforme esclarecemos ao longo do post, os perfis dos bairros no vetor norte divergem muito, justamente por sua extensão e pelas características específicas do desenvolvimento econômico de certas áreas. Retomando os exemplos dos bairros da região de Venda Nova e o Santa Amélia, temos duas boas referências quando o assunto é variedade nas faixas de preço.

Conforme adiantávamos rapidamente em um tópico anterior, uma das grandes vantagens de Venda Nova é o baixo custo de vida e o preço acessível dos imóveis. Atualmente, a faixa do metro quadrado da região gira em torno dos R$4 mil reais, sendo possível morar próximo de diversas facilidades sem ter que pagar caro por isso.

O Santa Amélia — que tem um dos melhores custo-benefícios do vetor norte (entre R$ 4 e 5 mil pelo m²) e excelentes construções (novas, em sua grande maioria) — surge como uma das melhores alternativas.

Se você gostou de conhecer as vantagens de morar em um imóvel no vetor norte de BH, entre em contato conosco agora mesmo! Temos as melhores opções de compra e aluguel nesta região. Você não pode perder esta oportunidade.

Posts relacionados

Um comentário em “Imóvel no vetor norte de BH: conheça suas vantagens de morar na região

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.