Baixo orçamento não é mais desculpa para deixar o visual da sua casa para depois. É possível, com pouco investimento, criar peças e renovar os cômodos usando a criatividade, reaproveitando materiais e colocando a mão na massa.
Se você enjoou da decoração atual ou mesmo se comprou seu primeiro apartamento, vamos mostrar a você que é possível decorar gastando pouco.
Para ajudar você, preparamos 6 dicas incríveis que vão dar uma repaginada em qualquer espaço da sua casa! Quer saber como deixar seu ambiente personalizado, charmoso e aconchegante? Então confira agora o que preparamos para você!
1. Garimpe móveis antigos
Os móveis e utensílios antigos, além de estarem super na moda por conta do estilo vintage, podem deixar sua casa bonita com pouco dinheiro.
Para conseguir as melhores peças, a dica é você bater perna por brechós e feiras de antiguidade. Além desses espaços concentrarem com diversos móveis da época das nossas avós, eles costumam cobrar um precinho amigo por eles.
Outra ideia é você visitar os quartinhos da bagunça dos seus familiares e amigos. Normalmente esses cômodos guardam preciosidades que você pode conseguir em troca de um café com bolo de fubá.
2. Seja adepto do DIY
A sigla faz parte da expressão em inglês “do it your self”, ou “faça você mesmo”. Ou seja, é hora de você colocar a mão na massa e criar suas peças de decoração ou melhorar o visual dos seus móveis.
Para isso, faça uma pesquisa na internet e aprenda novas técnicas. É possível criar quadros únicos usando tela, tinta e materiais reciclados. Você também pode pintar móveis, criar texturas e fazer colagens nas superfícies de mesas e cômodas.
Hoje em dia existem diversas vídeo-aulas que mostram como é fácil usar a criatividade para decorar gastando pouco.
3. Reaproveite materiais
Se você quer itens novos para a sua casa e não tem dinheiro, é possível conseguir peças personalizadas reaproveitando materiais.
Utilize caixotes de madeira, daqueles de feira, para criar uma mesa de centro. Basta lixar a peça e pintar como quiser. Essas caixas também podem virar nichos de parede e prateleiras, se fixadas umas sobre as outras.
Você também pode reutilizar garrafas, vidros de conserva ou xícaras velhas para criar arranjos de flores e até porta-trecos.
Quase tudo pode virar um item decorativo, basta avaliar bem na hora de jogar fora e deixar a criatividade agir.
Além d o reaproveitamento ser sustentável, o artesanato pode ser terapêutico e divertido. Quem sabe você não descobre um talento adormecido?
4. Abuse das plantas
Folhagens e flores podem mudar totalmente o visual da sua casa, além de não custar muito. Invista em plantas naturais ou artificiais e crie uma atmosfera alegre e aconchegante.
As flores artificiais garantem cor e beleza durante o ano inteiro, não exigindo os cuidados que um exemplar natural demanda. Outra vantagem é que elas estão disponíveis nos mais diversos modelos e cores, ou seja, você com certeza vai encontrar uma opção que se adapte ao seu estilo e à cor que você quer.
Você pode distribuí-las em pequenos vasinhos coloridos, pendurá-las nas paredes e até criar uma pequena horta sem precisar investir rios de dinheiro.
As plantas trazem vida a qualquer cômodo e podem ser utilizadas até no banheiro. Para economizar ainda mais, opte por espécies que demandam pouco cuidado e que se adaptam bem a espaços internos, como violetas e samambaias.
5. Invista em adesivos
Os papéis adesivos estão em alta e podem estar em qualquer espaço da sua casa. Eles podem ser aplicados em mesas e outras superfícies e até virar um novo azulejo para sua cozinha.
Nesse último caso, você pode comprar os modelos exclusivos para esse fim, que já vêm no tamanho certo e podem facilitar bastante a aplicação.
Ainda assim, se quiser outra estampa, basta ter à mão uma régua e um estilete. As estampas são infinitas e certamente você vai achar algum modelo que se encaixe à sua decoração.
Você também pode optar por adesivo de lousa que faz as vezes de um quadro negro e dedicar uma parede inteira só para ele. Este pode se tornar uma diversão para as crianças, um espaço para lembretes ou uma área para que seus amigos e familiares deixem recadinhos divertidos para você
É possível, inclusive, aplicar esse tipo de adesivo na sua geladeira. Vai parecer que você comprou uma nova por um preço muito menor do que se fosse comprar um novo eletrodoméstico.
6. Procure promoções para decorar a casa gastando pouco
Para decorar gastando pouco, procure ficar ligado às promoções das lojas e às épocas mais propícias a liquidações. Períodos pós-feriados são ótimos para comprar itens por um preço muito menor do que eles custariam em outras datas.
A dica, aqui, é fazer pesquisas frequentes dos móveis e itens decorativos que você mais quer e esperar as liquidações das lojas. Em alguns casos é possível adquirir produtos com até 80% de desconto, o que faz uma grande diferença no seu orçamento e ajuda no seu planejamento financeiro.
Em casos de negociações diretamente com pessoas físicas, você também pode abusar do seu poder de persuasão e conseguir descontos incríveis naquela peça que você sempre desejou.
Lojas de bairro costumam ser uma boa ideia para você encontrar preços mais atrativos. Elas costumam baixar o preço de móveis que estão parados há muito tempo e podem ser o que faltava para sua decoração ficar linda.
Decorar a casa, além de deixá-la com a sua cara e ser bastante divertido, pode ser uma tarefa prazerosa e que você pode desempenhar com a sua família. Por isso, antes de gastar rios de dinheiro com projetos de decoração, inspire-se e veja tudo o que você é capaz de fazer para mudar totalmente o visual da sua casa.
Para se animar, imagine como os seus amigos não vão se surpreender com seus novos talentos e com sua decoração única, criada por você e, o melhor: sem precisar se afundar em dívidas.
Viu como é possível decorar gastando pouco e mudar a cara da sua casa? Gostou das dicas? Então mão na massa.
Veja também: